• Carregando...
Taça Kaiser será disputada no Couto Pereira em janeiro. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Taça Kaiser será disputada no Couto Pereira em janeiro.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Couto Pereira receberá em janeiro do próximo ano a 1ª edição da Taça Kaiser, torneio que vai reunir alguns dos principais campeões de disputas amadoras do país. O vencedor da Suburbana 2018 de Curitiba será um dos participantes. O anúncio do estádio do Coxa como o escolhido para receber as equipes foi realizado nesta semana no evento de lançamento do campeonato, em São Paulo.

“Curitiba tem uma boa infraestrutura e o Couto Pereira é um local mais aberto que tem uma cenografia que funciona muito bem para nós. O objetivo de levar para um estádio é passar para esses jogadores amadores o ambiente de uma final profissional. Eles terão um fim de semana de futebol de elite mesmo”, explica Gustavo Hila, gerente de marketing da Kaiser.

O torneio no Couto, marcado para os dias 19 e 20 de janeiro, receberá quatro equipes que disputarão semifinal e final. Além do campeão da Suburbana de Curitiba, participarão os vencedores da Copa Corujão, de Belo Horizonte, da Copa Cidade Master (Santa Cruz do Sul-RS) e da Liga Blumenauense, de Santa Catarina.

As quatro cidades envolvidas têm forte tradição no futebol amador. A Suburbana curitibana, por exemplo, é disputada desde 1941. O Iguaçu, de Santa Felicidade, é o atual bicampeão amador da capital e lidera a edição desta temporada.

Padrinhos do ‘futebol raiz’

Divulgação

O torneio foi criado para reforçar o movimento pela “volta do futebol de verdade”. Por isso, os times amadores são os protagonistas. Três ex-jogadores folclóricos do futebol nacional foram escolhidos como padrinhos: Vampeta, Túlio Maravilha e Dadá Maravilha.

“A competitividade na várzea é muito grande. Tem muitos campeonatos amadores pelo país com séries A e B e times com média de público maior que muitos clubes profissionais. Aí você vê a importância desses torneios”, diz Vampeta.

“Eu joguei muito em terra batida e ali está o futebol de verdade. Hoje tem muita molecada mais preocupada com fone, gelzinho no cabelo, mas com pouco futebol”, reforça Túlio que, aos 50 anos, acertou contrato para defender em 2019 o Taboão da Serra, da Terceira Divisão de São Paulo.

Durante o torneio no Couto, as equipes participantes ainda vão participar de “resenhas do conhecimento”, ou seja, palestras com dirigentes, preparadores físicos e olheiros de clubes da Série A do Brasileirão.

*O jornalista viajou a convite da Kaiser

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]