i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
luto

Morre Dirceu Krüger, maior ídolo na história do Coritiba

  • PorGazeta do Povo
  • 25/04/2019 10:37
Krüger nos braços da torcida do Coritiba. Lenda virou estátua. | /Arquivo Gazeta do Povo
Krüger nos braços da torcida do Coritiba. Lenda virou estátua.| Foto: /Arquivo Gazeta do Povo

O ex-jogador e maior ídolo da história do Coritiba Dirceu Krüger , 74 anos, morreu nesta quinta-feira (25/4). O Flecha Loira havia passado por uma cirurgia, no último dia 13/4, em razão de um quadro de obstrução intestinal. Para os torcedores que quiserem prestar a última homenagem, o velório será nesta quinta-feira, no estádio Couto Pereira, das 18h às 22h30.

Krüger foi campeão paranaense com o Coxa em 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1974 e 1975. Ele trabalhava no Coxa há 53 anos e, em fevereiro de 2016, teve uma estátua inaugurada em frente ao Couto Pereira. “Não tenho palavras para representar a emoção desse momento. Eu sinceramente não sei viver sem o Coritiba, como eu não sei viver sem a minha família”, disse o ídolo na época.

Arquivo Gazeta do Povo

Ele disputou 252 jogos pelo Coritiba, com 58 gols marcados.Foi o técnico em diversos momentos, totalizando 185 partidas.

GALERIA: 70 fotos históricas do ídolo alviverde

O apelido “Flecha Loira” veio pela facilidade com a qual carregava a bola e passava pelos adversários. No Atletiba de 17 de setembro de 1967, Krüger ficou marcado pelo “drible com o olhar” dado em um dos defensores do rival antes de marcar um dos gols da goleada coxa-branca por 5 a 0.

Arquivo Gazeta do Povo

O ex-jogador, porém, considerava o gol marcado na decisão do paranaense de 72, também contra o Atlético, o mais importante da sua carreira. Ele garantiu o 1 a 0 na primeira partida e o 0 a 0 no segundo confronto valeu o bi estadual para o Coxa (Ouça aqui a narração do gol histórico ).

O governador Ratinho Junior lamentou a morte. Em missão oficial à China, o político lembrou que o ex-jogador é um ícone do futebol paranaense, respeitado por todas as torcidas pela bela história que construiu no Coritiba. “Perde o Paraná uma das figuras mais emblemáticas do esporte estadual. Que Deus conforte a família, amigos e a imensa gama de admiradores que ele ganhou e conservou ao longo da vida pela postura dentro e fora dos gramados”, afirmou Ratinho Junior.

Carneiro Neto conta a brilhante história de Krüger

Carregando o áudio...

Arquivo Gazeta do Povo

Krüger, o Flecha Loira

Extremamente rápido e habilidoso, Krüger carregava a bola e passava pelos adversários com tamanha velocidade, que recebeu o apelido “Flecha Loira”, que o acompanharia por toda a sua carreira.

No dia 17 de setembro de 1967, o Coritiba goleou o Atlético Paranaense por 5 x 0 e, em um dos gols, Krüger executou o que chama de “drible com o olhar”. Cobraram um lateral na sua direção, com a bola chegando rasteira e forte na grande área adversária. O zagueiro atleticano Charrão correu para marcá-lo, mas, com um rápido movimento dos olhos, Krüger deu a entender que tentaria driblá-lo e desequilibrou o zagueiro. Com o caminho livre, o coritibano passou reto pelo oponente, driblando-o sem tocar na bola, e marcou um golaço.

A história completa da passagem de Krüger pelo Coritiba está no livro Eternos Campeões, de autoria do Grupo Helênicos.

Ficha

- Nome completo: Dirceu Krüger- Local e data de nascimento: Curitiba-PR, 11/04/1945- Posição: Ponta-de-lança- Período em que atuou no Coritiba: 1966 a 1975- Títulos pelo Coritiba: Campeão paranaense em 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1974 e 1975.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.