• Carregando...
Beto Richa: “É a união de todos os esforços que vai garantir Curitiba”, avaliou o prefeito, durante evento no Palácio das Araucárias | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Beto Richa: “É a união de todos os esforços que vai garantir Curitiba”, avaliou o prefeito, durante evento no Palácio das Araucárias| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Comitê pelo Mundial é oficializado, mas não tem estrutura definida e trabalho é voluntário

Oficializado ontem pelo governador em exercício Orlando Pessuti, o Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 ainda sofre com a falta de estrutura. A comissão não conta, por exemplo, com um orçamento definido – a viagem de ontem para o Rio de Janeiro foi bancada pelo estado.

"Teremos de tirar dinheiro do bolso", diz Pessuti. Também não há um local definido para as reuniões. "O trabalho é abnegado e voluntário", explica ele, que não vê problema na falta de uma sede fixa. "Nos encontramos aqui (Palácio das Araucárias), na secretaria de Turismo, no Ippuc... Mas, por enquanto, dá para dizer que a comissão funciona no meu gabinete."

Uma das primeiras medidas do grupo será definir nos próximos dias qual empresa de consultoria será contratada para ajudar na candidatura da cidade.

A multinacional Pricewaterhouse Coopers aparece como favorita. Como não poderá fazer licitação devido à urgência, o consórcio governo do estado/prefeitura municipal ainda tenta negociar uma redução no valor exigido pela empresa, estimado em pouco mais de R$ 1 milhão. (CEV)

Preocupada em recuperar terreno na briga para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, Curitiba resolveu se antecipar ao cronograma oficial. Ontem, a comitiva local, liderada pelo vice-governador Orlando Pessuti, entregou no Rio de Janeiro ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o Termo de Compromisso cobrado pela Fifa – o relatório deveria ficar pronto apenas no dia 15 de novembro.

No documento, assinado por representantes do estado, do município e da Arena (estádio indicado para receber os jogos), a capital paranaense se comprometeu a atender todas as exigências feitas pelo comitê organizador do Mundial. "Isso mostra como Curitiba quer sediar (sic) a Copa", ressalta Pessuti, que, ainda ontem, antes de viajar ao Rio, deu posse aos 17 integrantes do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 (leia mais nesta página).

O colegiado aproveitou a visita a Teixeira para reforçar o engajamento político do Paraná em torno do Mundial, antigo e principal problema da candidatura curitibana. "Foi uma reunião muito boa. Deixamos claro que queremos a Copa no nosso estado, que superamos todas as divergências e estamos preparados a superar outras que eventualmente possam aparecer no caminho", comenta ele, que assumiu interinamente o comando do Palácio Iguaçu em virtude da viagem do governador Roberto Requião a Oriente Médio e Japão.

Acompanharam ainda a comitiva à sede da CBF o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury; Luiz de Carvalho, secretário municipal de Turismo; Marco Aurélio Saldanha Rocha, representando a Paraná Esportes; e Suzana Lins Afonso da Costa, supervisora de informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Mário Celso Petraglia e Mauro Holzmann, ambos do Atlético.

Na terça-feira, o grupo volta à estrada na tentativa de fortalecer a candidatura estadual. A viagem desta vez será para Brasília (DF), com o intuito claro de fazer lobby com deputados, senadores e ministros paranaenses. Até um encontro com Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Lula, está sendo agendado.

"É a união de todos os esforços que vai garantir Curitiba", avalia o prefeito Beto Richa, que ontem representou o seu vice (membro da Comitê pela Copa), Luciano Ducci, na cerimônia no Palácio das Araucárias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]