• Carregando...
Dirigentes de Curitiba seguem se movimentando para a cidade não ficar de fora da Copa de 2014 | Daniel Derevecki / Gazeta do Povo
Dirigentes de Curitiba seguem se movimentando para a cidade não ficar de fora da Copa de 2014| Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo

Pessuti reafirma desejo de integrar outras cidades ao Mundial

Se Curitiba for escolhida pela Fifa, Orlando Pessuti promete traçar um planejamento que englobe a participação das principais cidades do Paraná na Copa de 2014. Estes municípios seriam estruturados para receberem seleções durante o período de preparação e, consequentemente, turistas de diversas partes do mundo.

"A nossa convicção é que sediaremos a Copa em Curitiba e ainda poderemos levar esse evento para o interior, em subsedes, que vamos estruturar para recepção de seleções", disse o vice-governador. Além das cidades favoritas no estado a participar do Mundial, não se sabe de onde virão os recursos para adequação destes municípios aos requisitos da Fifa.

O anúncio de quais serão as 12 cidades brasileiras que integrarão a Copa do Mundo de 2014 só saí em 20 de março, mas o Comitê Executivo de Curitiba para Assuntos do Mundial já se prepara para participar do evento. Nesta terça-feira, dirigentes da candidatura paranaense se reuniram com a empresa Match, que presta serviços para a Fifa nas áreas de informação, acomodação, hospitalidade e ingressos.

"Explicamos a nossa maneira de trabalhar, com objetivo de tentar aumentar o número de apartamentos oferecidos pela Fifa, durante a Copa do Mundo", disse Paul Whelan, representante da Match. O alvo do encontro foi a rede hoteleira de Curitiba. Várias redes da cidade já assinaram um acordo com a empresa, se comprometendo a se adequar aos termos de qualidade exigidos pela Fifa.

As regras de hospedaria da Fifa permitem que hotéis, em um raio de até 120 quilômetros da sede principal, se cadastrem para participar dos pacotes turísticos vendidos pela entidade. No caso de Curitiba, essa área inclui desde o litoral paranaense até Ponta Grossa. Por isso, participaram do encontro também os hoteleiros das praias e dos Campos Gerais.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Paraná (ABIH –PR), Cláudio José Antunes, o número de leitos não é problema para Curitiba receber a Copa de 2014. A principal necessidade da cidade neste momento é se alinhar aos padrões exigidos pela Fifa e pela Match, e o encontro serviu para esclarecimentos e para que algumas dúvidas fossem sanadas.

"Tivemos nesse encontro um prestígio maciço do setor, com participação de 74 hoteleiros. Não basta termos um grande número de apartamentos, sem que os hotéis tenham aderido ao contrato da Fifa", afirmou Antunes. O vice-governador do estado e presidente do Comitê de Curitiba, Orlando Pessuti, acredita que a reunião foi positiva e foi mais um passo da cidade para sediar a Copa.

"Eles (Match) são encarregados de fazer o levantamento, diagnóstico e até a contratação de leitos em hotéis da cidade, para garantir que as pessoas que vão para a Copa tenham onde se hospedar. Somos uma das regiões mais bem preparadas do Brasil", comentou Pessuti. O dirigente já anunciou também quais os próximos passos do comitê para Curitiba seguir o planejamento já acertado em projeto.

Na próxima quarta-feira (18), Orlando Pessuti recebe o ministro do Turismo, Luiz Barreto, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

"No Paraná, temos pontos turísticos que são das maiores atrações nacionais, como a mais bem estruturada reserva de mata atlântica do Brasil, na Serra do Mar. No litoral, temos a Estrada da Graciosa e as baías de Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá e Guaratuba. Lembraria ainda os Campos de Palmas, Ponta Grossa e Guarapuava e, logicamente, as Cataratas do Rio Iguaçu, um dos mais importantes pontos turísticos do mundo", lembrou o vice-governador.

Além destes encontros, Pessuti também esteve reunido também com políticos e com a diretoria do Atlético Paranaense – clube proprietário da Arena da Baixada – por duas ocasiões, para tratar de assuntos relativos à Copa de 2014. "Já que temos (em mãos) questões legislativas que teremos que resolver futuramente", finalizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]