• Carregando...
Acompanhado de Hélio Cury e Beto Richa, o presidente da CBF Ricardo Teixeira elogiou Curitiba e expectativa pela presença da cidade na Copa é grande | Valterci Santos / Gazeta do Povo
Acompanhado de Hélio Cury e Beto Richa, o presidente da CBF Ricardo Teixeira elogiou Curitiba e expectativa pela presença da cidade na Copa é grande| Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo

Confira como foi a visita dos membros da Fifa

Investimentos em Curitiba giram em torno de R$ 4,5 bilhões

Segundo o projeto de Curitiba para receber a Copa de 2014, a cidade receberá investimentos de R$ 4,5 bilhões caso receba jogos do Mundial. A projeção leva em conta melhorias em todas as áreas – energia, saneamento, saúde pública, meio ambiente, mobilidade urbana, turismo, segurança, habitação e educação. As garantias de que o dinheiro esteja disponível a partir de março, quando a Fifa anuncia as 12 cidades para a Copa no Brasil, também já estão asseguradas, segundo a prefeitura.

"A cooperação e o esforço integrado entre a Prefeitura, os legislativos municipal, estadual e federal e os governos do Estado e Federal para responder as exigências da Fifa resultará em grandes benefícios para toda população de Curitiba, pois são investimentos em obras de infraestrutura que atenderão toda a cidade", disse o prefeito Beto Richa.

  • Clima entre dirigentes paranaenses e da comitiva da Fifa foi de muita animação
  • Representantes da Fifa visitaram a Arena da Baixada e gostaram do que viram

As 18 horas que a comitiva da Fifa permaneceu em Curitiba deixaram os dirigentes do Paraná muito otimistas para receberem a Copa do Mundo de 2014. Desde a chegada, na noite de sábado, até o deslocamento da comitiva para o Rio de Janeiro, próxima parada da agenda, a capital paranaense recebeu elogios e a assessoria fornecida ao trio de enviados pela entidade máxima de futebol (Thierry Weil, diretor de marketing, Dick Wiles, vice-presidente da empresa Match, e Fulvio Danilas, gerente da Fifa e responsável pelo projeto Copa do Mundo Fifa Brasil 2014) foi de substancial importância para a boa impressão deixada em solo curitibano.

"Curitiba tem toda uma estrutura futebolística que justifica uma grande participação na Copa do Mundo. O que ficou claro para mim, nas conversas com o vice-governador Orlando Pessuti e o prefeito Beto Richa é a vontade do estado e de Curitiba em receber os jogos da Copa. Tenho certeza absoluta que a comissão sairá daqui com uma ótima impressão da cidade", declarou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

Ele liderou o grupo da entidade brasileira, que contou também com Joana Havelange, secretária-administrativa, Rodrigo Paiva, assessor de imprensa, Mário Rosa, secretário de Relações Institucionais, e o engenheiro Carlos de La Corte, consultor de estádios.

"Eu tenho absoluta certeza que eles tiveram uma excelente impressão do que viram e, logicamente, isso vai corroborar no relatório que vai ser entregue até o final do mês de março, para que as comissões da Fifa analisem os pontos e o comitê executivo, no final de março, escolha as doze cidades", completou o dirigente da CBF.

A opinião de Teixeira convergiu com a do vice-governador do Paraná e presidente do Comitê de Curitiba para Assuntos da Copa de 2014, Orlando Pessuti. "Pudemos mostrar um conjunto de ações dos governos estaduais e municipais que está sendo desenvolvido nas avenidas das Torres e Marechal Floriano Peixoto e em outros lugares da cidade e da Região Metropolitana que vão contribuir para que possamos ser escolhidos como sub-sede", afirmou.

A comitiva da Fifa chegou de Florianópolis às 19h de sábado, e seguiu diretamente pata uma reunião com o superintendente da Infraero no Paraná, Antônio Felipe Barcellos, e outros membros do órgão de aviação. "Temos uma das melhores condições no país e até superior a muitos países para atender a Copa", comentou Barcellos. Após a reunião, por convite do comitê local, os dirigentes participaram de um animado jantar em um restaurante da cidade, retomando a visita às 7h30 deste domingo.

Pela manhã, a comitiva sobrevoou Curitiba de helicóptero. Os inspetores saíram do Estação Convention e seguiram sobre as avenidas Sete de Setembro e República Argentina até o terminal do Portão, por onde passará a primeira linha do metrô de Curitiba. Eles seguiram até a Linha Verde e depois para a Cidade Industrial, onde será a estação inicial do metrô. Conheceram também áreas que receberão outros projetos de infraestrutura, como o Eixo de Integração, e a revitalização do rio Barigui. A comitiva sobrevoou também os parques Barigui, Tingui, Tanguá, Ópera de Arame e o Jardim Botânico, cartões-postais da cidade.

Outro ponto importante da visita foi o pouso na Arena da Baixada, estádio que abrigará os jogos da Copa de 2014, caso Curitiba integre o Mundial. A visita na praça esportiva durou 40 minutos, e a comitiva teve acesso a toda estrutura do Joaquim Américo e também viu a maquete de como o estádio ficará após a conclusão das obras. Antes de deixar a cidade, a comitiva ainda participou de uma entrevista coletiva no Hotel Bourbon, no Centro da cidade. Os inspetores da Fifa não prestaram declarações, o que só foi feito por Ricardo Teixeira e dirigentes paranaenses.

"Curitiba tem uma das melhores infraestruturas do país e atende a todas as exigências do caderno de encargos da Fifa. Estamos ansiosos por alcançar mais esta conquista, que é de todo o Paraná", comentou o prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Depois da capital paranaense, a comitiva segue visitando as demais candidatas brasileiras a receberem a copa de 2014, cuja visita termina no dia 7 de fevereiro. O relatório dos inspetores será reunido a toda documentação já enviada pelas cidades e a decisão do Comitê Executivo da Fifa será anunciado por Joseph Blatter no dia 20 de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]