• Carregando...
Segundo turno em Curitiba será disputado entre Ratinho Junior e Gustavo Fruet | Gazeta do Povo
Segundo turno em Curitiba será disputado entre Ratinho Junior e Gustavo Fruet| Foto: Gazeta do Povo

Perfil: Gustavo Fruet (PDT)

Gustavo Bonato Fruet nasceu em Curitiba em 18 de abril de 1963. É filho de Ivete e Maurício Fruet, que foi deputado estadual, deputado federal constituinte e prefeito de Curitiba. Casado com a jornalista Marcia Oleskovicz, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na mesma universidade obteve os títulos de mestre em Direito Público e doutor em Direito das Relações Sociais.Fruet iniciou sua atuação política no movimento estudantil como presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas, do curso de Direito da UFPR. Em 1996, foi eleito para o primeiro cargo público, o de vereador em Curitiba. Dois anos depois, elegeu-se deputado federal após uma campanha curta, na qual assumiu o lugar do pai, falecido a poucos dias da eleição. Foi o segundo candidato mais votado em Curitiba, com cerca de 46 mil votos. Em 2002 foi eleito para o segundo mandato de deputado federal, dessa vez com mais de 105 mil votos.

Leia matéria completa.

Perfil: Ratinho Junior (PSC)

ascido em 19 de abril de 1981 no município de Jandaia do Sul, na região Norte do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior é mais conhecido pelo apelido Ratinho Júnior. A alcunha se deve ao pai Carlos Roberto Massa, o apresentador televisivo e empresário Ratinho. A mudança da família para Curitiba aconteceu aos três anos de idade, quando o pai buscava novas oportunidades profissionais na capital. Ratinho Júnior se formou em Marketing e Propaganda na Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) em 2004 e concluiu a pós-graduação em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília (UCB) no ano passado. Ele possui ainda dois cursos de especialização pela Universidade Complutense, de Madri, na Espanha, e mais um curso na Universidad de Havana, Cuba.

Leia matéria completa.

Os eleitores curitibanos terão de voltar às urnas no dia 28 de outubro para escolher quem será o próximo prefeito da capital. O segundo turno será disputado entre Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT), contrariando as pesquisas que o colocavam como terceiro na preferência dos eleitores, conseguiu uma virada impressionante e garantiu que continua na disputa pela prefeitura.

SAIBA MAIS:Confira a totalização dos votos em Curitiba

Nas urnas, Ratinho Junior confirmou as pesquisas e conquistou a maioria do eleitorado: teve 34,07% dos votos. Já para Gustavo Fruet e Luciano Ducci, a apuração foi emocionante: com diferença de 4.402, quem vai seguir na disputa pelo comanda da prefeitura de Curitiba é o pedetista, com 27,24% dos votos.

O atual prefeito, Luciano Ducci (PSB) dá adeus à disputa. Um de seus maiores cabos eleitorais, o governador Beto Richa (PSDB), usou o Twitter para se manifestar durante a apuração da eleição. "Meus amigos, a grande lição da democracia é respeitar o resultado das urnas. Eu respeito", escreveu o governador.

Por meio de nota, divulgada pela assessoria de imprensa, Luciano Ducci agradeceu a todos os curitibanos que acreditaram em sua candidatura e sua equipe. "Lamento que os ataques contínuos às conquistas de Curitiba tenham afetado minha candidatura. Tenho orgulho da cidade onde moro com minha família e dos grandes avanços dos últimos anos", disse o atual prefeito, que ainda parabenizou os candidatos que passaram ao segundo turno.

Campanha

O início da campanha mostrava os três candidatos – Ratinho Junior, Gustavo Fruet e Luciano Ducci – em empate técnico. Ao longo da campanha, Ratinho Junior consolidou a liderança, chegando a abrir quase 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado. Já Ducci e Fruet traçaram caminhos opostos: enquanto o atual prefeito se manteve estável na vice-liderança, Fruet teve uma queda brusca, segundo as pesquisas, mas se recuperou na reta final, ficando tecnicamente empatado com Ducci. Na disputa nas urnas, o pedetista sai vencedor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]