• Carregando...

A página virou para o piloto curitibano Augusto Farfus Júnior. Depois de seis anos disputando o Campeonato Mundial de Turismo (WTCC – World Tourism Chalenge Championship), ele dará adeus à categoria no próximo ano enquanto iniciará uma nova aventura profissional. Apontado anteriormente por ele mesmo como um "ano de transição", 2011 marcará a consolidação de Farfus como piloto de provas de longa duração e sua preparação para a disputa da DTM Alemão, uma das principais categorias do automobilismo mundial, em 2012.

Em anúncio oficial ocorrido no começo de dezembro, a BMW confirmou sua saída definitiva do WTCC (já havia reduzido o número de carro substancialmente – para apenas dois - em 2010). O foco da temporada para a montadora serão as corridas de longa duração (as chamadas GT – Grand Tour) e Farfus será um dos pilotos a disputar o Circuito deste tipo de provas em 2011.

"É uma nova fase na minha carreira. Como a BMW saiu do WTCC, agora o programa oficial da fábrica são as corridas de longa duração. A partir de junho começamos também a fase de preparação para o DTM em 2012", disse o piloto curitibano à Gazeta do Povo.

O calendário das provas GT é totalmente diferente do WTCC e a atração são as corridas de longuíssima duração. "As corridas são todas longas. A prova mais curta que irei disputar em 2011, para vocês terem uma ideia, é de três horas. Ao contrario do WTCC, nas provas de GT vou sempre ter pelo menos um piloto dividindo o carro comigo. Para as provas de 24h, por exemplo, geralmente são três ou quaro pilotos por carro".

Embora não tenha conquistado nenhum título no WTCC, Farfus nem de longe ficou frustrado com sua participação na categoria. Terceiro colocado em 2009 com seis vitórias, ele considerou o aprendizado fundamental para formá-lo como piloto. "Será um novo desafio para mim. Fico feliz em poder continuar na BMW participando no programa principal da montadora. Vou sentir falta do WTCC, mas agora é hora de virar a página e seguir em frente".

A avaliação mais positiva que Farfus faz dos seus últimos anos é a ampla confiança que a equipe BMW tem em seu talento. Supercampeão em todas as categorias de kart, Farfus fez carreira no automobilismo na Europa até conquistar o título da F-3000 européia e tornar-se o mais jovem piloto da história a conseguir tal feito.

A entrada na DTM é tida como grande momento na carreira de Farfus até agora. "Essa temporada vai ser muito importante. Vou participar do desenvolvimento do novo carro da DTM e também do M3 (da GT2). O piloto só melhora tecnicamente quando está próximo dos carros. No ano que vem terei um calendário cheio de treinos e muito desenvolvimento profissional", concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]