i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Automobilismo

De mudança para a DTM, Farfus aguarda anúncio de "ano de transição" da BMW

Curitibano saberá no sábado qual será o seu destino em 2011, ano em que a equipe alemã agiliza preparativos para entrada da DTM Alemã

  • PorEduardo Luiz Klisiewicz
  • 01/12/2010 13:37
Farfus durante etapa realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo (Arquivo)
Farfus durante etapa realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo (Arquivo)
  • Farfus animado com chance de correr a DTM em 2012

No próximo sábado (4) o piloto paranaense Augusto Farfus Júnior saberá qual será seu destino na temporada 2011. A equipe BMW convocou a imprensa mundial para anunciar seus novos objetivos para o que esta sendo chamado de "o ano de transição". Todos os esforços financeiros e de planejamento estão sendo direcionados para a entrada da montadora na DTM Alemã, uma das mais respeitadas categorias do automobilismo mundial, em 2012.

No evento deste sábado a equipe deve confirmar se deixa ou não o WTCC (Campeonato Mundial de Turismo da FIA), categoria pela qual Farfus representa a BMW e corre há seis anos. "Meu acordo é com a BMW, independente da categoria. Será uma temporada de passagem e o objetivo de todos é a DTM", disse o piloto, por telefone, à Gazeta do Povo.

Farfus esta em Curitiba curtindo férias com a família, mas embarca para a Europa até sexta-feira para participar do evento. Mais uma vez o piloto lamentou os resultados obtidos por ele em 2010 no WTCC, mas fez questão absoluta de destacar suas conquistas nas provas de longa duração corridas pela BMW na temporada.

"A temporada realmente não foi como eu esperava no WTCC, mas no GT foi excelente. Vencemos as 24h de Nurburgring, que era a principal, na primeira vez que a M3 GT2 participou da prova", disse. "Foi o primeiro ano que participei de corridas de longa duração e além de vencer em Nurburgring, chegamos em 4º em Spa-Francochamps e 5º em Le Mans. Acho que mais uma vez representei bem a marca", disse.

No balanço final da temporada, Farfus acredita que o reconhecimento e o crescimento como piloto foram os pontos altos da temporada. "A BMW reduziu muito os custos para este ano. Cortou todos os carros que tinha e deixou apenas dois. O fato de eu ser um desses pilotos mostra a credibilidade do meu trabalho e o espaço que tenho na equipe", afirmou.

Para ele, embora a mudança de equipe tenha interrompido uma caminhada ascendente (em 2009, por exemplo, Farfus ganhou seis corridas, enquanto esse ano não conseguiu nenhuma), correr por uma nova equipe foi um aprendizado importante. "Conhecemos uma equipe nova, com engenheiros novos e mecânicos novos. Isso soma na carreira do piloto. Cresci como profissional".

Farfus vive a expectativa sobre como será 2011. "De malas prontas" para a DTM, o piloto aguarda as definições que serão anunciadas pela equipe. "Ano que vem pode ser que eu corra no WTCC, pode ser que não. Será um ano de transição mesmo. Eu quero continuar meu trabalho na BMW e meu objetivo é correr na DTM. Esse é o meu projeto para os próximos dois anos".

A DTM

A categoria DTM é o Campeonato Alemão de Turismo. Nele correm as principais marcas de automóveis do mundo, entre elas as alemãs Audi, Mercedes e, a partir de 2012, a BMW. "São carros extremamente tecnológicos. Devemos correr cerca de 20 segundos mais rápidos por volta em comparação com o WTCC. É o ‘carro com rodas cobertas’ mais rápido que existe atualmente", disse Farfus. A BMW planeja entrar na categoria com seis carros. "A tecnologia é muito próxima da Fórmula 1", conclui.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.