• Carregando...

A visita de Pelé à Guiana para ver o jogo entre os times que homenageiam o Rei do Futebol revelou a dificuldade do esporte no país. A falta de estrutura é um dos grandes problemas sociais do país, o que acaba afetando também o desenvolvimento de atividades esportivas. Principalmente quando a preferência nacional é por um esporte que usa uma bola menor: o críquete.

A Guiana tem apenas um cinema em todo seu território. Escada rolante? Apenas uma, no novíssimo shopping construído na capital Georgetown. Saneamento básico é um problema até em frente à sede do governo federal, onde o esgoto corre a céu aberto. A maioria da população, que vive no litoral do país, não pode nem usufruir de um banho de mar. A água escura e barrenta é imprópria para banho. São 200 quilômetros de um muro de contenção que separa a terra do oceano.

No futebol, assim como na vida do país, a falta de infra-estrutura impede o desenvolvimento. Beckham, craque da seleção inglesa, país que colonizou a Guiana, é o grande ídolo. Mas a presença de Pelé no país fez com que os habitantes reverenciassem um novo rei. O Rei do Futebol. Até o característico topete de Pelé era imitado pela criançada. O futebol tomou conta da Guiana.

Pelé, que esteve no país para ver o confronto entre o Pelé F.C. e o Santos F.C., inspirou um outro Édson. Sargento Édson, brasileiro treinador do time das Forças Armadas da Guiana, que tem um time na primeira divisão do campeonato nacional. Time que conta com vários jogadores da seleção da Guiana, inclusive o camisa dez, Gilkes.

"A vinda de Pelé é um grande estímulo, uma grande oportunidade até para as crianças. Ele é o maior que já existiu", afirmou o craque local.

Na noite do jogo entre o Santos F.C. e o Pelé F.C., o técnico e Sargento Édson estava presente no National Stadium, junto com o GDF, time que comanda. No encontro de Pelé com a torcida, foi possível ver a grandeza do Rei do Futebol, até em um país onde o maior esporte do mundo normalmente fica em segundo plano.

Os bastidores, entrevistas e lances do jogo você confere em mais duas reportagens especiais no Globo Esporte desta sexta e sábado e no Esporte Espetacular deste domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]