• Carregando...
Artilheiro e campeão pelo poderoso Manchester United, Cristiano Ronaldo encantou durante toda a temporada 2008 | Darren Staples/Reuters
Artilheiro e campeão pelo poderoso Manchester United, Cristiano Ronaldo encantou durante toda a temporada 2008| Foto: Darren Staples/Reuters

Marta busca terceiro troféu

O ano de 2009 começou agitado para a brasileira Marta da Silva, maior nome do futebol feminino do Brasil. Na semana passada, a atacante trocou o Umea, da Suécia, pelo Los Angeles Sol, dos Estados Unidos, aonde chegará com o rótulo de principal estrela do esporte. De acordo com a imprensa norte-americana, a meia-atacante receberá cerca de US$ 500 mil por ano, valor não confirmado pela diretoria do Los Angeles Sol.

Leia a matéria completa

Cristiano Ronaldo é veloz, habilidoso com a bola nos pés e dono de chutes fortes e precisos. Hoje, a partir das 17 horas, em Zurique, ele pode coroar essas virtudes se transformando no segundo jogador português eleito melhor do mundo no Fifa Gala, eleição da entidade máxima do futebol. Antes dele, o meia Figo, em 2001, sentiu o gostinho de reinar no esporte. O favoritismo é tão grande que Cristiano Ronaldo não conseguiu segurar a língua e já paga pela fama de marrento. Pegou mal para muita gente a declaração feita pelo astro, mesmo em tom de brincadeira, antes do amistoso com o Brasil, no fim do ano passado, na qual ele dizia se considerar "o primeiro, o segundo e o terceiro melhor do mundo".

Mesmo assim, é inegável que os holofotes estão preparados para ele. Nem tanto por uma capacidade técnica maior do que a de seus concorrentes (Kaká, Messi, Xavi e Fernando Torres), mas em função de conquistas. Até porque já virou costume, quase uma lei, que o melhor do mundo seja de um time campeão da Liga dos Campeões da Europa ou da seleção vencedora da Copa do Mundo. Cristiano Ronaldo ajudou o Manchester United a reconquistar a hegemonia no Velho Continente, além do Campeonato Inglês. E a lista de vantagens só cresce, uma vez que o português levou para casa os prêmios da France Football e da Federação Internacional de Jogadores Profissionais (FIFPro).

Atualmente, o craque do Manchester não vive grande momento. Messi, por exemplo, tem sido o grande destaque do Barcelona, com atuações espetaculares e muitos gols. Há até quem defenda que o argentino é superior. Um desses é Kaká, atual detentor do trono. "Messi é o tipo de jogador de que gosto. Dribla como Cristiano Ronaldo, marca, provoca. Frequentemente, dá espetáculo por si próprio. Votaria nele", afirmou o brasileiro. Apesar da opinião contundente, o ex-são-paulino sabe que a missão do hermano em desbancar o favorito beira ao inviável. "Cristiano Ronaldo ganhou dois títulos importantes com o Manchester e marcou muitos gols. Acho que será meu sucessor", admitiu.

A linha de raciocínio é a mesma seguida por Denilson, volante do Arsenal, que acompanhou de perto as diabruras de Cristiano na Inglaterra. "Gosto mais do estilo do Messi. Ele é valente, parte sempre em direção ao gol. Mas eu acho que na última temporada o Cristiano Ronaldo foi mais regular, fez gols, ganhou títulos. Então, acredito que ele será eleito", falou, em entrevista ao site Globoesporte.com.

Na Liga dos Campeões, o atacante do Manchester marcou oito gols – um deles na final – e balançou as redes no torneio nacional mais 30 vezes. São números difíceis de desprezar. "Ele pode não ser o melhor neste momento, não sei. Futebol muda muito de uma hora para outra. Mas, sem dúvida, que se levando em conta toda a temporada, Cristiano foi o melhor", atestou o brasileiro naturalizado português Deco.

Justiça, como se pode ver, nesse caso é relativa – uma questão de ponto de vista, com certa ajudinha de marketing também. Desta forma, as chances de uma zebra existem, afinal de contas, em futebol nunca se pode contar com a vitória antes do apito derradeiro, mas ela pegaria de calças curtas não só a imprensa, como a todos os que respiram diariamente os encantos da bola nos pés, seja dentro ou fora de campo.

Na TV

Fifa Gala, às 17 horas, no SporTV.

* * * * * *

"A velocidade dele impressiona muito. O chute de longa distância também é uma das armas do Cristiano Ronaldo. Por tudo o que fez no ano passado, ele merece muito este prêmio."

Júlio César, atacante do Atlético. (Foto 1)

"Ele merece muito o prêmio de melhor jogador do mundo, porque ganhou tudo que disputou com o Manchester, ajudando muito em todas as competições. A habilidade e a precisão dele são muito grandes."

Jorge Preá, atacante do Atlético. (Foto 2)

"A escolha será justa pelo ano que o Cristiano Ronaldo teve. A escolha, porém, é difícil, já que o Messi é um grande concorrente. Mas acho que o Ronaldo ficou um pouco na frente pelos títulos que conquistou, Campeonato Inglês, Liga dos Campeões..."

Keirrison, atacante do Coritiba. (Foto 3)

"Será justíssima a escolha dele. Claro que torcia por um brasileiro, mas não dá para deixar de admitir que esse ano o Cristiano Ronaldo foi o jogador que mais se destacou. É um jogador jovem. Até acho que com uma boa cabeça para a fama que tem."

Ivo Wortmann, técnico do Coritiba. (Foto 4)

"É o ano dele. Fez tudo: ganhou o Campeonato Inglês, a Copa dos Campeões e o Mundial de clubes. Ele tem estrela. O Messi e o Kaká perdem a disputa pelo fato de o Barcelona e o Milan não terem ido bem em 2008."

Wando, atacante do Paraná. (Foto 5)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]