• Carregando...
Veja o calendário de pagamento |
Veja o calendário de pagamento| Foto:

Classificação final do GP da Itália de F-1

1 Fernando Alonso ESP McLaren-Mercedes 53 voltas em 1h18m37s8062 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 6s0623 Kimi Raikkonen FIN Ferrari a 27s3254 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber a 56s5625 Robert Kubica POL BMW Sauber a 1m00s5586 Nico Rosberg ALE Williams-Toyota a 1m05s8107 Heikki Kovalainen FIN Renault a 1m06s7518 Jenson Button ING Honda a 1m12s1689 Mark Webber AUS RBR-Renault a 1m15s87910 Rubens Barrichello BRA Honda a 1m16s95811 Jarno Trulli ITA Toyota a 1m17s73612 Giancarlo Fisichella ITA Renault a 1 volta13 Alexander Wurz AUT Williams-Toyota a 1 volta14 Anthony Davidson ING Super Aguri-Honda a 1 volta15 Ralf Schumacher ALE Toyota a 1 volta16 Takuma Sato JAP Super Aguri-Honda a 1 volta17 Vitantonio Liuzzi ITA STR-Ferrari a 1 volta18 Sebastian Vettel ALE STR-Ferrari a 1 volta19 Adrian Sutil ALE Spyker-Ferrari a 1 volta20 Sakon Yamamoto JAP Spyker-Ferrari a 1 volta

Não completaram

Felipe Massa BRA Ferrari a 43 voltas/suspensãoDavid Coulthard ESC RBR-Renault a 52 voltas/acidente

Fernando Alonso venceu, com muita facilidade, o GP da Itália, disputado neste domingo, em Monza. O espanhol da McLaren largou na frente e só perdeu a liderança durante a primeira rodada de pit stops, quando Kimi Raikkonen, da Ferrari, ficou mais tempo na pista. Com isso, o atual bicampeão mundial reduziu a vantagem de Lewis Hamilton, segundo na corrida, para apenas três pontos no campeonato.

O atual líder da temporada, no entanto, protagonizou o melhor momento da corrida. Após sua segunda parada, ele voltou atrás de Kimi Raikkonen, que ficou na pista. Na volta segunte, Hamilton se aproximou do finlandês na reta dos boxes e ultrapassou por dentro, de lado, na Variante del Rettifiglio. Com isso, o piloto da Ferrari ficou a 18 pontos do inglês e praticamente disse adeus à briga pelo título, com apenas quatro corridas para o fim da temporada.

A próxima corrida será disputada já no domingo que vem, dia 16 de setembro, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Mas a torcida da McLaren vai estar concentrada na reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), na próxima quinta-feira, dia 13. Lá será tomada a decisão sobre os novos indícios encontrados no caso de espionagem que causa uma grande polêmica na Fórmula 1 neste ano.

Felipe Massa, por sua vez, teve problemas logo no início da prova. O brasileiro da Ferrari foi forçado a abandonar, com problemas, aparentemente, na suspensão traseira de seu carro. No entanto, a equipe não quis informar a causa exata do problema durante a corrida. Esta foi a primeira falha mecânica na F2007 do piloto durante todo ano.

A BMW Sauber ficou com a quarta e a quinta posições na corrida. Nick Heidfeld chegou pouco à frente de Robert Kubica, mesmo com os problemas do polonês em sua primeira parada de boxes. Apesar do tempo perdido, ele conseguiu ultrapassar Nico Rosberg, da Williams, no fim da prova, para recuperar sua posição. Heikki Kovalainen, da Renault, foi o sétimo e Jenson Button, da Honda, conseguiu marcar um pontinho, em oitavo. Rubens Barrichello, companheiro do inglês na equipe japonesa, foi o décimo.

Disputas reduzidas ao início e ao fim da prova

Enquanto Fernando Alonso manteve a liderança na largada, Hamilton patinou na parte suja da pista e foi ultrapassado por Massa ainda na reta dos boxes. No entanto, o inglês não se deu por vencido e deu o troco ainda na primeira curva. Os dois tocaram rodas e o piloto da McLaren foi obrigado a cortar a chicane. Os comissários consideraram a manobra de Hamilton normal.

Na segunda volta, a asa dianteira do carro de David Coulthard se soltou no meio da Curva Grande e ele bateu em alta velocidade na barreira de pneus. A peça estava fragilizada após um toque em Giancarlo Fisichella na largada. O acidente causou a entrada do safety car, que ficou por cinco voltas na pista.

Na relargada, Alonso e Hamilton abriram vantagem para as Ferraris de Massa e Raikkonen. No entanto, o brasileiro acabou forçado a abandonar por causa de um problema mecânico na parte traseira de seu carro. Mais na frente, o inglês da McLaren tentava se manter perto do espanhol, mas teve de fazer o primeiro pit stop duas voltas antes do companheiro, que abriu uma vantagem confortável antes da metade da corrida.

Raikkonen se mantinha na pista, com uma tática de apenas um pit stop. Ele liderou por algumas voltas antes de sua primeira parada. Ele tentou pressionar as McLarens, mas não conseguiu diminuir a vantagem de Alonso. No entanto, ele conseguiu se manter à frente de Hamilton no momento do segundo pit stop do inglês, na 40ª volta.

No momento da segunda parada de Fernando Alonso, Hamilton e Raikkonen travaram um duelo na reta dos boxes. O inglês conseguiu uma ultrapassagem sensacional na primeira curva e completou a dobradinha da McLaren em Monza, casa da Ferrari.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]