• Carregando...

Puerto La Cruz – Não deu no jeito, vai na força. Depois de se decepcionar com o rendimento de Diego e Anderson no meio-de-campo, Dunga resolveu apostar na potência física de Júlio Baptista para tentar fazer o setor funcionar melhor no jogo de hoje, às 21h45 (de Brasília), contra o Equador, em Puerto La Cruz. O Brasil precisa apenas de um empate para se classificar sem depender de outros resultados.

Júlio Baptista agradou em cheio a Dunga por sua atuação no segundo tempo da partida contra o Chile. Em sua opinião, o time ganhou em dois aspectos: 1) Passou a ter uma referência para as bolas altas, algo que não existia com os baixinhos que jogavam do meio-de-campo para a frente no primeiro tempo; 2) Sua presença deixou Robinho mais livre para procurar o melhor espaço para explorar sua habilidade, o que acabou encontrando na ponta-direita.

Dunga considera o Equador um time muito forte fisicamente, o que faz a balança pender mais para o lado de um tanque como Júlio Baptista, conhecido como "La Bestia" ("A besta") na Espanha, do que para Diego ou Anderson. "Não é questão de escalar um jogador por ser grande, mas é preciso levar em conta que não podemos ter desvantagem no aspecto físico."

A entrada de Júlio Baptista faz supor que os lançamentos pelo alto serão muito utilizados caso o time não esteja conseguindo evoluir com a bola no chão. Ele tem porte para brigar com os defensores equatorianos e escorar de cabeça para Vágner Love ou Robinho. É uma solução simplista, mas é o que a seleção tem hoje.

Nem passa pela cabeça de Dunga que Júlio Baptista possa sofrer do "efeito Anderson" e cair de rendimento ao virar titular. O jogador do Real Madrid tem mais quilometragem com a seleção – participou das conquistas da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005 – e não tem medo de cara feia, enquanto o menino do Manchester entrou assustado contra o Chile e não teve força para mostrar o que pode.

Para Júlio Baptista, fazer uma boa Copa América pode ser o passaporte para ficar no Real Madrid ou então ser negociado com um grande clube de um país com boa visibilidade na Europa. Já Anderson garantiu seu futuro antes de se apresentar à seleção, quando assinou contrato para defender o campeão inglês.

Na parte séria do treino de ontem à tarde – o final foi um dois-toques –, Dunga ensaiou muito o posicionamento da defesa e do ataque em cobranças de escanteio e também de faltas pelas laterais. E Júlio Baptista esteve sempre com o colete dos titulares. Ele é uma novidade certa no time, que pode ter outras por contar com sete jogadores pendurados com um cartão amarelo, mas a estrela não muda: Robinho.

O craque do Real Madrid é o único capaz de inventar algo e de mostrar que o estilo brasileiro pode sobreviver mesmo numa seleção tão árida quando o assunto é criatividade. É por seus pés, seus dribles e sua empatia com os torcedores venezuelanos que passam as melhores chances de o Brasil ter bons momentos cada vez que entra em campo.

Na TV: Brasil x Equador, às 21h45, na RPCTV, Band, Sportv e ESPN Brasil.

* * * * * *

Em Puerto La CruzBrasil x Equador

BrasilDoni, Daniel Alves, Alex (Naldo), Juan e Gilberto (Kléber); Gilberto Silva, Mineiro (Josué), Elano e Júlio Baptista; Vágner Love e Robinho. Técnico: Dunga.

EquadorMora; De la Cruz, Hurtado, Espinoza e Reasco; Castillo Edwin Tenorio, Valência e Méndez; Benítez e Carlos Tenorio. Técnico: Luis Fernando Suárez.

Estádio: José Antonio Anzoátegui. Horário: 21h45 (de Brasília). Árbitro: Sergio Pezzota (Arg.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]