• Carregando...

Demorou 19 rodadas. Mas o Coritiba conseguiu ganhar pela primeira vez duas partidas consecutivas no Brasileiro. Depois de bater a Ponte Preta fora de casa, o Alviverde venceu o Atlético-MG por 1 a 0, ontem, no Couto Pereira, com um gol chorado do zagueiro Alexandre Luz. Pode ser o início da arrancada que o time vem tentando desde o início do campeonato.

A boa seqüência coincide com a mudança de postura da equipe do técnico Cuca. Antes insinuante, mas pouco objetiva. Agora eficiente acima de tudo. A apresentação de ontem, por exemplo, esteve longe de ser uma das melhores na competição. O Coxa, que também tomou suas precauções defensivas, teve muitas dificuldades para superar a retranca mineira.

O primeiro tempo teve poucos lances de emoção. Após uma pressão inicial, o time paranaense passou a sofrer com a forte marcação adversária. Ficou claro que o jogo defensivo é a nova estratégia do Galo para fugir do rebaixamento. A filosofia foi implantada pelo técnico Marco Aurélio, que assumiu no lugar de Tite há duas rodadas. Para se ter uma idéia, ontem ele jogou com três zagueiros e dois volantes. A camisa 10 sobrou para o esforçado volante Amaral. A falta de criatividade do Coritiba podia ser explicada, em parte, pela pouca inspiração de Capixaba. Jogador da equipe que mais pega na bola, ele errou muitos passes no primeiro tempo. Foi o que bastou para a torcida esquecer da sua regularidade desde que chegou ao clube, perder a paciência e começar a vaiá-lo pouco antes do intervalo.

O treinador entendeu o recado e trocou Capixaba pelo veloz atacante Alexandre. Mas a dificuldade de entrar na área alvinegra permanecia. Quando o zagueiro Leandro Castan foi expulso, aos 10 minutos, Marco Aurélio assumir de vez a vontade de empatar. Ele tirou o atacante Luiz Mário para colocar o zagueiro Lima e recompor o sistema defensivo.

O adversário, que pouco arriscava, desistiu de vez de atacar. Mas continuou barrando a maioria das investidas coritibanas. Cuca tentou tornar o time mais ofensivo, substituindo Jackson por Marquinhos e o zagueiro Allan por Alcimar. Porém, as jogadas custavam a fluir. Até que, aos 29 minutos, o zagueiro Alexandre Luz aproveitou uma cobrança de falta na área, desviou a bola com as costas e mandou para a rede de Danrlei.

Mesmo com um jogador a mais, o Coritiba chegou a tomar pressão nos últimos minutos. Mas o torcedor pouco se importou se o time jogou bonito ou feio. O importante foi comemorar a vitória. Pela segunda vez consecutiva.

Alviverdes

Liberado – O meia Marquinhos foi julgado ontem à noite no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão contra o Figueirense, e poderá enfrentar o São Caeteno, sábado, no Couto Pereira.

Mais barato – A partida contra o Azulão será a quarta das cinco que fazem parte da promoção "Torcer para o seu time faz bem", da Multinacional Nestlé. Nos jogos diante de Paraná, Paysandu e Brasiliense todos os convites disponíveis foram trocados por latas de Nescau pela torcida alviverde.

Reforços – Na próxima rodada, o técnico Cuca poderá contar com o zagueiro Vágner, que cumpriu suspensão ontem. Outro que pode retornar é Flávio, recuperado de uma lesão na coxa esquerda.

Timemania – O presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, comemorou a aprovação do projeto de lei que cria a Timemania na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O texto deve ser votado na próxima semana. A loteria é encarada como a salvação financeira dos principais clubes brasileiros.

Em Curitiba

Coritiba 1 x 0 Atlético-MG

Coritiba Vizzotto; Nascimento, Alexandre Luz e Allan (Alcimar); Rafinha, Rodrigo Mancha, Capixaba (Alexandre), Jackson (Marquinhos) e Ricardinho; Caio e Marcelo Peabiru.Técnico: Cuca.

Atlético-MGDanrlei; Henrique, Cáceres e Leandro Castan; Evanílson (Euller), Amaral, Ataliba (Zé Antônio), Fábio Baiano e Rubens Cardoso; Luiz Mário (Lima) e Marques. Técnico: Marco Aurélio.

Estádio: Couto Pereira. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS). Gol: Alexandre Luz (C), aos 29' do 2.º. Amarelos: Nascimento e Alexandre Luz (C); Leandro Castan e Ataliba (A). Vermelho: Leandro Castan (A). Renda: R$ 55.250,00 Público pagante: 7.853.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]