• Carregando...

Nesta quarta-feira, o judô brasileiro inicia a caminhada rumo aos Jogos de Londres-2012. Seis atletas do país disputarão, no próximo fim de semana, o Grand Slam de Paris, primeiro torneio do novo circuito mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ).

Pela Confederação Brasileira de Judô, viajarão Sarah Menezes (-48kg), Ketleyn Quadros (-52kg), Camila Minakawa (-63kg) e Luciano Correa (-100kg). Dois atletas bancarão as despesas por conta própria: Daniela Polzin (-48kg) e Hugo Pessanha (-90kg).

Ao contrário das Olimpíadas anteriores, quando a disputa começava apenas dois anos antes dos Jogos e a vaga era do país, para 2012 a corrida já começou e quem se classifica é o atleta. O Grand Slam de Paris distribui 300 pontos para a medalha de ouro, 180 para a prata e 120 para o bronze.

"Ficou mais puxado, mas embarco motivada e acredito que cada atleta tem que aproveitar ao máximo todas as oportunidades para pontuar no ranking. O ano de 2008 foi maravilhoso, mas para garantir a presença em uma outra Olimpíada será preciso ter muita concentração, pois toda luta será importante", lembrou Ketleyn Quadros, medalha de bronze nos Jogos de Pequim.

Com a vaga sendo nominal ao atleta, será necessário que os judocas disputem mais competições internacionais para que marquem pontos no ranking mundial. Em 30 de abril de 2012 serão conhecidos os 22 homens e 14 mulheres em cada uma das 14 categorias de peso (sete femininas, sete masculinas) com passaporte carimbado para a Inglaterra, respeitando-se o limite de um por país. Caso haja dois representantes da mesma nação, cabe às confederações nacionais determinar aquele que irá aos Jogos.

A esses 252 atletas se juntarão os 14 do país sede, 20 convidados da FIJ e outros 100 classificados através de um ranking único (de gênero e categoria) de cada união continental – nas Américas, são 21 vagas, 13 no masculino e 8 no feminino, respeitando-se no máximo de dois indicados por categoria e um no máximo por país entre homens e mulheres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]