• Carregando...

A equipe de revezamento 4x400 metros dos Estados Unidos, que ganhou o ouro nos Jogos de Sydney, em 2000, terá de devolver a medalha depois que Antonio Pettigrew admitiu ter usado doping, informou neste sábado o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Esta é a sexta medalha conquistada na Olimpíada de Sydney que os norte-americanos perdem devido ao doping nos últimos oito meses. A velocista Marion Jones teve de devolver suas cinco medalhas após ter confessado no ano passado que competiu com a ajuda de doping.

A nova distribuição das medalhas não foi discutida na reunião executiva do COI em Pequim, disse aos repórteres Giselle Davies, diretora de comunicação da entidade.

"Foi decidido que a equipe completa do revezamento americano seria desclassificada dos Jogos de Sydney", afirmou Davies.

Ela disse ainda que a redistribuição das medalhas, incluindo as de Jones, seria decidida após a conclusão da investigação que está sendo feita sobre o laboratório Balco, sediado em São Francisco (EUA), responsável por fornecer drogas aos atletas de ponta.

"Isso é uma parte de um trabalho muito maior no caso Balco", declarou Davies, acrescentando que questões, como a redistribuição das medalhas, que nascessem da investigação do Balco seriam resolvidas como um grande caso e não de forma individual.

O quarteto nigeriano terminou a prova de revezamento em segundo lugar em Sydney, com Jamaica em terceiro e Bahamas em quarto.

Ex-campeão mundial dos 400 m rasos, Pettigrew, agora aposentado, admitiu em maio, durante o julgamento do ex-técnico Trevor Graham, que havia usado drogas para melhorar sua performance durante cerca de seis anos.

Sua confissão fez com que o campeão olímpico Michael Johnson declarasse que iria devolver sua medalha de ouro do revezamento nos Jogos de Sydney já que não sentia que a havia conquistado de forma legítima.

Além de Pettigrew, a equipe do revezamento campeã em Sydney incluía Johnson e os gêmeos Alvin e Calvin Harrison.

A Agência Americana Antidoping já havia anulado todos os resultados de Pettigrew desde janeiro de 1997 e afirmou que o atleta abriu mão voluntariamente de suas medalhas de ouro no revezamento 4x400m em Sydney e nos mundiais de 1997 e 1999.

A decisão pode levar a equipe dos Estados Unidos a perder também o recorde mundial do 4x400 de 2min54s20, conquistado em julho de 1998.

Pettigrew participou da prova ao lado de Jerome Young, Tyree Washington e Johnson. Ele conquistou seu título mundial individual em Tóquio, em 1991.

Pettigrew informou que usou eritropoietina (EPO), conhecida como a droga do sangue para melhorar o desempenho, e hormônio do crescimento (HGH), começando por volta de janeiro de 1997 até 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]