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Acostumados a guiar carros mais dentro do que fora dos circuitos brasileiros, os pilotos da Stock Car estão tendo de encarar uma situação inédita nos 29 anos de história da categoria. Em virtude da crise do sistema aéreo do país, equipes inteiras e seus respectivos pilotos estão encarando horas de estrada para chegar em Londrina, onde acontece neste fim de semana a 5.ª etapa do Brasileiro.

Sem os vôos e conexões seguras nos aeroportos de Congonhas e Garulhos, só resta a todos pegarem a estrada. "As estradas são boas até Londrina e dá para chegar em quatro ou cinco horas", comentou o vice-líder do campeonato, o paulista Ricardo Maurício, que cancelou as reservas de passagens aéreas no início da semana e chegou nesta quinta-feira.

De acordo com a programação, os treinos livres no Autódromo Internacional Ayrton Senna começam nesta sexta-feira (27), com duas sessões de uma hora e meia e um limite de 28 voltas – uma pela manhã e outra no período da tarde. Em compensação, se para chegar no palco da prova as dificuldades estão sendo inúmeras, o tempo promete cooperar no domingo (29), data da corrida. O sol deve aparecer, mas o frio ainda prevalece.

Na temporada passada, a volta mais rápida dos treinos foi estabelecida por Thiago Camilo, líder neste ano após quatro provas, na primeira tomada classificatória. A marca de 1min16s967, que não foi superada nem pelo pole Cacá Bueno nem no superqualifying, deverá continuar sendo uma miragem, em função da substituição em 2007 dos pneus importados pelos nacionais em 2007, medida que sacrificou a velocidade dos carros em nome da maior durabilidade dos compostos e redução de custos.

Paranaenses buscam objetivos diferentes

Com 37 pontos, Rodrigo Sperafico é o paranaense mais bem colocado na classificação da Stock Car V8. Na quinta colocação – a 15 pontos do líder Thiago Camilo –, Sperafico fala em vitória, lembrando dos bons fluídos que o autódromo da cidade lhe trouxe no passado. "Andar em Londrina me traz boas lembranças. Foi lá que, há dois anos, conquistei meu primeiro pódio na Stock Car. Será maravilhoso se eu vencer no domingo", disse.

Mais modesto, o companheiro de Sperafico na equipe Action Power, o também paranaense Enerique Bernoldi, espera voltar a ponturar. "Apesar de nunca ter corrido lá, fiz testes no começo do ano com a equipe e gostei do traçado. Ele é cheio de subidas e decidas, mas os pontos de ultrapassagem são limitados, o que torna a sessão classificatória ainda mais importante. Tentarei largar na frente, fazer uma boa corrida".

Já o ex-campeão da Stock, o cascavelense David Muffato, espera vencer as dores – contraídas em um acidente na prova de Interlagos, em São Paulo, para conquistar um bom resultado. "É uma pista com curvas de baixa velocidade, travado. Não gosto muito destas características em traçados. Gosto de pistas mais desafiadoras. Mas eu e a equipe estamos esperando um bom resultado e finalmente pontuar, depois de duas provas. Só espero que as dores não me atrapalhem", avaliou Mufatto.

Os irmãos Tarso e Thiago Marques também acreditam que largar na frente é a fórmula certa para ter chances de vitória na etapa londrinense. "Todo mundo sabe o quanto é importante largar na frente na Stock Car. E felizmente temos conseguido um bom desempenho nos treinos classificatórios. Espero que continue assim em Londrina", analisou Tarso, único pilotos que largou entre os dez primeiros colocados em todas as provas até aqui.

Já Thiago espera superar os adversários e a forte infecção na garganta com a qual vem sofrendo nos últimos dias. "Se tiver muito calor, será difícil agüentar a prova toda. Felizmente esta época do ano costuma fazer frio nesta região do Paraná, e também espero ter melhores condições até domingo".

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