• Carregando...
Dario Franchitti, 37 anos, é o atual bicampeão da Fórmula Indy | Guilherme Lara Campos/ Fotoarena
Dario Franchitti, 37 anos, é o atual bicampeão da Fórmula Indy| Foto: Guilherme Lara Campos/ Fotoarena

São Paulo - Entre os principais adversários dos brasileiros, que entram hoje na pista para a qualificação do GP de São Paulo da Fórmula Indy, um nome chama atenção pelo currículo e pela posição com que chega à prova: Dario Franchitti.

O escocês, 37 anos, é o atual bicampeão da categoria, de um total de três títulos, e lidera o campeonato com 122 pontos, sete a mais que o australiano Will Power.

Franchitti, cujo ídolo no automobilismo é o compatriota Jackie Stewart – tricampeão de Fórmula 1, tem 218 corridas pela Indy, com 27 vitórias, marca expressiva numa categoria bastante equilibrada. Além disso, com triunfos em Indianápolis, em 2007 e 2010, foi o primeiro escocês a vencer as 500 Milhas desde que Jim Clark faturou a prova mais famosa da categoria em 1965.

Ele mostrou ontem certa felicidade de estar de volta ao Brasil, país de um de seus melhores amigos, o também piloto Tony Kanaan. "Estou emocionado por estar de volta. Espero fazer o melhor que puder para ganhar e fazer um bom show para o público brasileiro", disse Franchitti.

Em 2010, o piloto da Ganassi fez a pole em São Paulo, mas uma decisão errada na hora da chuva acabou por encerrar as chances de vitória. Franchitti terminou em sétimo depois de uma prova de recuperação. "Foram péssimas decisões. Levamos muito tempo para mudar o pneu na hora da chuva. Essas duas voltas que demorei a mais me custaram ir do top 3 para o fundão", lembrou.

Com uma idade considerada avançada para os padrões do automobilismo de alto nível, Dario Franchitti já sabe qual será a hora de parar. "Além do lado profissional, eu tenho paixão. É a motivação mais forte para qualquer piloto. Continuo correndo com paixão como se tivesse meus 10 anos. Se acabar, eu paro", afirmou. Nas horas vagas, o piloto gosta de andar de bicicleta, praticar voo e torcer pelo Glasgow Celtic, time escocês de futebol.

O jornalista viajou a convite da organização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]