O governador Beto Richa sancionou ontem a lei estadual que cria a secretaria de Estado do Esporte. A pasta ganha autonomia, com orçamento próprio. Até então, o esporte era gerido por uma autarquia ligada à secretaria de Educação.
A mudança vai aumentar em até dez vezes o orçamento do esporte. "Era um orçamento pequeno, de pouco menos de R$ 7,5 milhões e que pode chegar a R$ 75 milhões. Poderemos buscar recursos, por meio da lei federal de incentivo ao esporte e com isso fortalecer as federações", disse, ontem, o secretário Evandro Rogério Roman.
Os 14 cargos comissionados terão o reforço de mais 45. Para o quadro permanente, será aberto concurso. O primeiro deve ser para técnicos que trabalharão com o desenvolvimento esportivo não há uma seleção estadual para novos profissionais nessa função desde 1989, segundo Roman.
Com a criação da secretaria, a Paraná Esporte dá lugar ao Instituto Paranaense de Ciência e Esporte (IPCA), ligado à pasta.



