• Carregando...
Ana Paula e Tifanny: polêmica no esporte. | /Divulgação
Ana Paula e Tifanny: polêmica no esporte.| Foto: /Divulgação

A ex-jogadora de vôlei Ana Paula, 47 anos, usou as redes sociais para defender o técnico Bernardinho em uma polêmica com a atacante Tifanny, do Sesi-Bauru. Em comentários no Twitter, a ex-jogadora afirmou que a militância LGBTI atacou Bernardinho “por dizer a verdade”.

>> Mulher trans lutou MMA contra homem: “Seria covardia bater em mulher”

“Leio que a militância a favor de trans no esporte feminino e contra as mulheres atacou Bernardinho por ele ter dito a verdade, que Tiffany tem um ataque de homem. Minoria barulhenta que quer empurrar a todo custo que sentimentos são mais importantes que fatos e biologia. Não são”, postou Ana Paula, que após largar o esporte se notabilizou pelo seu posicionamento político na web.

>> Ana Paula fala sobre transexuais no esporte feminino: por que essa é uma péssima ideia

“Num post de um perfil LGBT que ataca brutalmente Bernardinho por ter dito a verdade, a lucidez é mostrada exatamente nos comentários da própria comunidade gay que, em absoluta maioria, não concorda com homens biológicos competindo, vencendo e batendo recordes de mulheres”, seguiu.

Tiffany é a primeira atleta transexual a atuar no torneio feminino. Em janeiro de 2018, Ana Paula escreveu uma “carta aberta ao COI” dizendo que Tiffany não deveria ser autorizada a jogar com as mulheres. A goiana, nascida como Rodrigo, já defendeu equipes masculinas na Bélgica, Holanda, França e Espanha.

>> Prendam Bernardinho!

>> O que é “ideologia de gênero”?

A atleta trans está dentro das regras do vôlei. Ela tem a autorização da Comissão Nacional Médica (Conamev), concedida em dezembro de 2017, como base em recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI). Tifanny apresentou documentação jurídica (identidade ou passaporte com nome e foto de mulher) e médica (exame dos últimos 12 meses com nível de testosterona abaixo de 10nmol/L ou 288 ng/dL).

Toda a polêmica com Bernardinho começou durante o jogo entre Sesi e Rio. Após mais um ponto de Tifanny, Bernadinho foi flagrado pelas câmeras de TV reclamando da atleta.  “Um homem. É f...”.  As palavras proferidas  reacenderam a polêmica sobre a participação da atleta trans no esporte feminino

O time de Tiffany eliminou o favorito Sesc-RJ nas quartas de final da Superliga Feminina. Foi a primeira vez em 22 que Bernardinho não chega à semifinal, sendo que sua equipe vinha de 14 decisões consecutivas. 

Tiffany fez 28 pontos na partida contra o time de Bernardinho, sendo a maior pontuadora do duelo. No jogo de terça-feira (26) à noite, no entanto, ela teve o mesmo aproveitamento da principal atacante do Sesc, Monique Pavão. Em 2018, ela bateu o recorde de pontos em uma só partida da Superliga, 39. 

Equipe LGBT, o Angels Volley Brazil registrou o momento da declaração de Bernardinho e postou um vídeo no Instagam criticando o consagrado técnico. “Transfóbicos e homofóbicos não vão passar sem serem apontados na nossa página! Pode ser o papa do vôlei...Vamos desmascarar todos”, disse trecho da postagem. 

Na própria publicação, Bernardinho publicou um texto pedindo desculpas, na manhã desta quarta-feira (27).

“Peço desculpas a todos. Não foi minha intenção de forma algum ofendê-la. Me referia ao gesto técnico e ao controle físico que ela tem, comum aos jogadores do masculino e que a maior parte das jogadoras não tem”, começou o treinador.

Confira o momento registrado em vídeo

Visualizar esta foto no Instagram.

Hoje era para ser um dia feliz para comunidade LGBTQI! Tifanny esta tendo uma bela segunda temporada de aceitação, onde a grande maioria finalmente entendeu que ela é uma mulher boa jogadora com dias bons e dias ruins como várias outras! Hoje ela e todo time do Bauru jogaram bem, algo que não aconteceu no jogo anterior, e mereceram a vitória classificatória na bola em quadra! Porém foi triste ouvir da boca de um técnico referência mundial, bicampeão olímpico, recordista em prêmios de Superliga que ela era um homem! " Um homem! É foda! " Transfóbicos e homofóbicos não vão passar sem serem apontados na nossa página! Pode ser o papa do vôlei... Vamos desmarcarar todos! Parabéns para o time feminino do Vôlei Bauru, mulheres incríveis que ganharam jogando por merecimento e sem nenhuma vantagem! #angelsvolley #angelsvolleybrazil #volei #voleibol #volley #volleyball #gayvolleyball #volleyballgays #volleygays #superligafeminina #superligadevolei #esporte #sport #sportsgay #sportgay #gaysport #gaysports #copaangels #copaangelsvolley #transfobia #direitostrans #mexeucomumamexeucomtodas #voleifeminino #direitodamulher #contraomachismo #mulheresunidas #convivertransforma #visibilidadetrans #diadavisibilidadetrans

Uma publicação compartilhada por Angels Volley Brazil (@angelsvolley) em

“Sempre trabalhei e tentei ajudar com meu trabalho diversos jogadores e jogadoras sem nenhum tipo de preconceito. À Tiffany dou meus parabéns pela grande atuação e conquista e a todos que se sentiram ofendidos reitero minhas desculpas, jamais foi minha intenção”, completou. 

Tiffany. NELSON ALMEIDA/AFP

Tabela da Libertadores 2019

***

Grupo de WhatsApp futebol 

O futebol  no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2019!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

*

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]