• Carregando...

Investigação

Ecclestone vê Nelsinho em apuros

Agência Estado e Folhapress

São Paulo - Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1, insinuou que Nelsinho Piquet foi o responsável por denunciar um esquema realizado pela sua ex-escuderia, a Renault, para beneficiar Fernando Alonso no GP de Cingapura, em 2008.

Na ocasião, a equipe teria pedido ao brasileiro para chocar seu carro contra o muro logo depois que Alonso foi chamado para o reabastecimento. Com a entrada do safety car, o espanhol venceu e acabou com o longo jejum de sua equipe.

Em entrevista ao jornal inglês The Times, no entanto, Ecclestone afirmou que somente a denúncia não é suficiente para tornar a Renault culpada pelo esquema.

"Se é somente o jovem Piquet dizendo isso porque ele quer, isso é uma coisa. Mas, se por outro lado há algo real nisso, então é totalmente diferente. Será difícil provar", afirmou o dirigente. "Se há algo no rádio que diga: "Nelson, você deveria bater agora’, então o que eles (a Renault) poderiam fazer? Isso depende do que virá à tona nas investigações", afirmou.

Descrito por Ecclestone na entrevista como "jovem piloto raivoso", Nelsinho foi demitido da Renault no início de agosto após trocar ofensas com o chefe da equipe, Flavio Briatore.

Para Ecclestone, se as acusações forem comprovadas, a carreira de Nelsinho na F-1 pode ser comprometida. "Pode-se dizer com segurança que ele estará em apuros", disse.

O promotor da categoria também revelou o temor pela saída da Renault do campeonato. "A chance da equipe deixar a Fórmula 1 é um perigo, obviamente. Quer dizer, eu espero que não seja assim, mas é o tipo de coisa que acontece", completou.

São Paulo - Felipe Massa recebeu do médico norte-americano Stephen Ol­­vey, da Unidade de Neuro­­ciência do Jackson Memorial, em Mia­­mi, a boa notícia de que po­­de desenvolver novamente atividades esportivas. Os exames realizados na segunda-feira, nos Estados Uni­dos, também revelaram a necessidade de uma cirurgia plástica reparadora na órbita ocular atingida no acidente – a intervenção é simples e exigirá período curto de recuperação. Depois, o piloto brasileiro começará a se preparar fisicamente para voltar às pistas. Mas ainda não existe uma previsão para o seu retorno à Fórmula 1.

Na consulta com Olvey, médico da Fórmula Indy, onde acontecem acidentes parecidos com o que Massa sofreu no dia 25 de julho, durante treino de classificação do GP da Hungria, o brasileiro recebeu a confirmação de que não teve nenhuma lesão neurológica e que voltar a pilotar o carro da Ferrari na Fórmula 1 é uma questão de tempo. A escuderia italiana comemorou a notícia, divulgando comunicado em que disse contar com a volta dele na temporada de 2010.

"O êxito dos exames foi recebido com grande satisfação em Maranello. A perspectiva é contar com Felipe em 100% das condições no início da próxima temporada", diz o comunicado da Ferrari. Apesar de o texto da equipe italiana não dar a entender que Massa pode disputar ao me­­nos um GP neste ano, essa possibilidade ainda existe. Nos próximos dias, o piloto passará, em São Paulo, pela cirurgia plástica. E, na sequência, poderá, junto do seu preparador físico, começar a entrar em forma.

"Estou muito contente. De­­pois da pequena cirurgia, poderei finalmente fazer exercícios e, sucessivamente, começar a an­­dar um pouco de kart", disse Mas­­sa. Ele terá, portanto, cerca de um mês e meio para se preparar, caso ainda esteja pensando em correr na última etapa da atual temporada da Fórmula 1, dia 1.º de no­­vembro, em Abu Dabi, como parece bem possível que esteja planejando. "Na pista com um Fórmula 1? Vamos dar um passo por vez. No momento, estou concentrado somente na retomada das atividades físicas, o que já é um grande passo avante."

Antes do resultado da consulta com o médico da Indy, a Ferrari vivia um sério impasse: dispensa Kimi Raikkonen para ficar com Massa, sem saber ao certo sua real condição depois do acidente, ou mantém o finlandês em 2010 como companheiro de Fernando Alonso, prestes a ser anunciado pela equipe italiana? O resultado dos exames responderam: o brasileiro será o companheiro do espanhol, que está hoje na Re­­ nault.

Empolgado com a boa recuperação, Massa apresenta hoje, em São Paulo, a categoria que está criando no automobilismo brasileiro. A Fórmula Future Fiat terá sua primeira edição no ano que vem e terá como objetivo formar novos pilotos para o Brasil, fazendo uma "ponte" hoje inexistente no país entre o kart e os já potentes monopostos da Fórmula 3.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]