• Carregando...

Os paranaenses Roque Veviurka e Alberto Minski largam amanhã, a partir das 7h30 no Parque Barigüi, para a sexta etapa do Rali Mitsubishi Motorsports. Credenciada pelo título do Rally dos Sertões 2006 na categoria regularidade, a dupla de Guarapuava é favorita para conquistar pela sétima vez o campeonato. Com 18 pontos de vantagem em relação aos vice-líderes, basta Veviurka e Minski ficarem em quarto lugar no percurso, ainda não anunciado pela organização da prova. "Não imaginávamos ter uma vantagem tão grande assim. Temos a chance de ganhar aqui e seria muito bacana, praticamente na casa da gente", disse Veviurka, piloto da equipe.

Formada há 11 anos, a dupla da Região Central do estado começou a participar de competições no Rali Mitsubishi. "Nosso principal foco sempre foi esse campeonato", afirmou Veviurka.

No entanto, há dois anos eles começaram a participar de provas nacionais. Após liderarem em 2004 o Rally dos Sertões até a penúltima etapa, um acidente os deixou apenas com a quinta colocação. Esse ano, na segunda participação, a história mudou. "Na terceira etapa, tivemos uma pane elétrica, mas conseguimos recuperar a cada dia uma posição e ganhamos. Apertado, mas ganhamos", lembrou o piloto.

Para eles, o fato de estarem há tanto tempo junto faz a diferença.

"No Brasil, não existe uma dupla que corre há tanto tempo junto. Com o passar do tempo, conseguimos desenvolver muitas técnicas. Isso traz uma vantagem enorme", disse Minski, o navegador.

A etapa de Curitiba do rali, a penúltima do campeonato, é considerada pelos dois como uma das mais difíceis. "As características do terreno daqui, com muitas montanhas, a Serra do Mar, tornam a etapa bem interessante. Como sempre chove aqui, os desafios são grandes", afirmou o navegador, mesmo ainda não sabendo do percurso nem da distância da etapa, que serão divulgadas pela organização minutos antes da largada.

De acordo com Veviurka, nem mesmo as provas de regularidade, onde a velocidade não predomina, deixam de ser emocionantes. "Você tem de ser o tempo todo perfeito. Nessa competição, se você passar pelos postos de controle com um segundo antes ou depois, é uma diferença expressiva para vencer", afirmou.

Para a dupla, uma futura participação no Rally Dakar não está descartada. "O Dakar não é objetivo da gente, mas não deixa de ser um sonho. Pretendemos continuar no Rali Mitsubishi, e se deixarem, conquistando títulos", disse Veviurka.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]