• Carregando...

Quase três meses após o polêmico jogo entre Turquia e Suíça, pela repescagem das Eliminatórias européias para a Copa do Mundo, a Fifa impôs punições às duas seleções, decisão tomada nesta terça-feira após reunião do seu Conselho Técnico. Os turcos, que não irão ao Mundial da Alemanha, tiveram três jogadores suspensos - Alpay Ozalan, Emre Belozoglu e Serkan Balci - e ainda terão de fazer seus próximos seis jogos oficiais em campo neutro e com portões fechados.

Apenas um jogador suíço foi punido, mas sua pena deve ser a mais difícil de cumprir: banido de seis jogos oficiais da seleção, Benjamin Huggel está praticamente fora da Copa do Mundo. Se for convocado, Huggel só poderá jogar no Mundial da Alemanha caso a Suíça chegue a uma inédita final.

As punições impostas a Huggel, Ozalan, Belozoglu e à seleção turca podem ser levadas ao Comitê de Apelação da Fifa mediante recurso e, em última instância, à Corte de Arbitragem do Esporte, em Lausanne, Suíça.

Turquia e Suíça se enfrentaram dia 16 de novembro, em Istambul, pela rodada de volta da repescagem. Os suíços tinham vencido o primeiro jogo, em casa, por 2 a 0, e conseguiram a vaga na Copa mesmo perdendo por 4 a 2 na Turquia, já que marcou mais gols na casa do adversário. O jogo foi tenso e, após o apito final, alguns jogadores se envolveram em uma briga no caminho para o vestiário. Além da perda da classificação, os turcos queriam revanche por um suposto tratamento inadequado recebido na partida de ida.

No dia seguinte à confusão, a Fifa avisou que iria analisar o caso e punir os responsáveis. Além do suíço Huggel, dois jogadores da Turquia receberam seis jogos de suspensão: Alpay Ozalan e Emre Belozoglu. Outro atleta turco, Serkan Balci, foi pegou duas partidas de gancho. As sanções atingiram também membros da comissão técnica: Mehmet Ozdilek, auxiliar técnico da Turquia, está banido de qualquer atividade esportiva oficial por 12 meses, e Stephan Meyer, fisioterapeuta da Suíça, foi suspenso por dois jogos.

A Fifa também multou a Federação da Turquia em 200 mil francos suíços (cerca de US$ 154 mil). Huggel, Ozalan e Belozoglu foram multados em 15 mil francos suíços, cada, e Balci, em 5 mil francos suíços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]