• Carregando...
Maior pontuadora da Superliga, Natália é uma das jogadoras que ficam sem emprego com o fim do time adulto do Finasa. | Sílvio Avila/ CBV
Maior pontuadora da Superliga, Natália é uma das jogadoras que ficam sem emprego com o fim do time adulto do Finasa.| Foto: Sílvio Avila/ CBV

Dois dias após a derrota para o Rexona/Rio na decisão da Superliga Feminina, o Finasa/Osasco surpreendeu o mundo do vôlei ao anunciar, na noite desta segunda-feira (20), a extinção da equipe adulta. O fim do projeto de alto rendimento, que já durava 20 anos, deixa sem emprego quatro atletas que conquistaram a medalha de ouro em Pequim/08: Carol Albuquerque, Sassá, Thaísa e Paula Pequeno. Já os projetos sociais e das equipes das categorias de base devem continuar.

"Ainda não sabemos ao certo o que ocorreu, mas a notícia nos deixou abaladas", disse a levantadora Carol Albuquerque, em entrevista à ESPN Brasil. "Estou chocada. Agora é cada um por si, as jogadoras terão de se virar", lamentou.

O Finasa participou das últimas oito finais de Superliga (até a temporada 2002/03 competia com o nome de BCN/Osasco) e conquistou três vezes o campeonato, em 2003, 2004 e 2005. Na temporada 2008/09, a equipe venceu todas as competições que disputou, com exceção da Superliga: Copa São Paulo, Copa Brasil, Salonpas Cup, Campeonato Paulista (pela 10ª vez na história) e os Jogos Abertos do Interior.

Além disso, montou uma equipe forte para a disputa do principal torneio do voleibol nacional. Durante a competição, o técnico Bernardinho, do campeão Rexona, disse em várias oportunidades que o técnico adversário Luizomar de Moura tinha um elenco mais forte do que o dele. O time de Osasco manteve Paula Pequeno (que estava há 11 anos no clube) e Carol Albuquerque e ainda trouxe dois reforços de peso: Thaísa e Sassá, que até a temporada anterior integravam o elenco do Rexona.

Com a extinção, também ficam sem equipe jogadoras promissoras do vôlei nacional, como Natália (maior pontuadora da final da Superliga), Adenízia e a líbero Camila Brait, todas pré-convocadas pelo técnico José Roberto Guimarães para a seleção brasileira que disputará o Torneio de Montreux, na Suíça, entre 9 e 14 de junho.

O fim do Finasa representa um forte abalo para o esporte olímpico nacional, em um momento em que autoridades do setor se preparam para receber, no Rio, os inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI), entre 27 de abril e 3 de maio. A capital fluminense luta para ser escolhida como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]