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Webber, Vettel e Hamilton, os principais concorrentes de Alonso, em cena comum no ano: Red Bulls na frente, até algum imprevisto | Osman Orsal/ Reuters
Webber, Vettel e Hamilton, os principais concorrentes de Alonso, em cena comum no ano: Red Bulls na frente, até algum imprevisto| Foto: Osman Orsal/ Reuters

Ainda há 50 pontos em disputa e a vantagem de Fernando Alonso é de 11 para Mark Webber, 21 para Lewis Hamilton e 25 para Sebastian Vettel. Com boa vontade, ainda dá para considerar a diferença de 42 para Jenson Button. Ou seja, enquanto o espanhol pensa nas combinações que poderão lhe dar o título antecipado, os adversários se apegam à matemática para continuar sonhando.

Pelo que mostraram até agora no campeonato, as Red Bulls, desde que não sofram novamente com imprevistos, são as mais capacitadas a diminuir a diferença. "O circuito [de Interlagos] exige boa aerodinâmica, que deve se adequar ao nosso carro, embora a subida da reta dos boxes deva favorecer os motores mais potentes", diz Vettel, que hoje seria o líder do campeonato se o seu motor não tivesse estourado quando liderava na Coreia do Sul. "Claro que seria muito mais fácil caso tivéssemos vencido, mas ainda há esses 50 pontos por disputar", analisa.

Ganhador em Interlagos no ano passado, Webber é quem está mais perto de impedir a conquista de Alonso. "Tenho boas lembranças. E queremos mais uma vitória neste ano", afirma o australiano. Se isso ocorrer, independentemente da posição do espanhol, ele precisaria de apenas mais uma vitória em Abu Dabi para ser campeão.

Dona de 14 pole positions nas 17 etapas disputadas, a Red Bull só não monopolizou a luta pelo título entre seus dois pilotos por causa de erros deles, como o toque entre ambos na Turquia, quando caminhavam para a dobradinha – Vettel abandonou e Webber chegou apenas em terceiro –, ou a recente batida do australiano, sozinho, logo no início do GP da Coreia do Sul. Contribuíram também problemas mecânicos em momentos cruciais, como o que tirou Vettel da mesma corrida.

A McLaren estava diretamente na disputa pela ponta até o GP da Bélgica, 13ª etapa, vencida por Hamilton e que o reconduziu à liderança pela última vez. Anteriormente, Button ficou na ponta entre a 4ª e 5ª corridas e o próprio Hamilton entre a 8ª e a 11ª. Mas o crescimento da Ferrari praticamente alijou a equipe da disputa por vitórias nos últimos GPS. "Que­ro terminar em uma posição que me permita brigar pelo título em Abu Dabi", anuncia Hamilton, que conquistou seu único Mundial há dois anos em Interlagos. Mesmo que vença, porém, terá de torcer para que Alonso e Webber não cheguem ao pódio.

Button, campeão em São Paulo no ano passado, planeja defender o título até o fim. "É um circuito especial para mim. Será a primeira vez que volto após ganhar o campeonato. Além disso, é um lugar incrível, onde todas as suas falhas te penalizam", alerta, com uma sentença que promete manter o título em aberto.

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