• Carregando...
Fernando Alonso conseguiu uma excelente volta e marcou sua segunda pole | Vivek Prakash / Reuters
Fernando Alonso conseguiu uma excelente volta e marcou sua segunda pole| Foto: Vivek Prakash / Reuters

Após a surpresa em Monza, o circuito de rua de Marina Bay, sede do noturno GP de Cingapura, foi palco neste sábado (25) de mais um desempenho espetacular de Fernando Alonso. Após uma excelente volta, com o tempo de 1m45s390, o espanhol marcou sua segunda pole position na temporada 2010, impedindo que a RBR dominasse outro treino classificatório em 2010. Ele levou um susto na segunda parte do treino, quando seu motor estava com um barulho estranho, mas teve o problema rapidamente resolvido pela Ferrari.

O alemão Sebastian Vettel, que tinha todas as condições para marcar sua oitava pole do ano, cometeu um erro primário em sua última volta rápida na superpole, raspou o muro e só marcou o segundo tempo no treino. Mark Webber, líder do campeonato, não conseguiu andar rápido e vai largar apenas na quinta posição da corrida na cidade-estado asiática, que começa às 9h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Felipe Massa, que esteve entre os primeiros na sexta e no sábado, vai largar apenas na última posição do grid. O brasileiro da Ferrari vinha em uma volta rápida quando seu carro parou no meio da pista. Pelo rádio, ele chegou a reclamar de um problema no motor, mas a equipe afastou a hipótese. Segundo o time italiano, ele teve um problema eletrônico no comando do câmbio.

"Quebrou o carro. Senti uma coisa estranha nele quando estava na pista, parecia algo no câmbio. Temos de analisar, mas não acredito que tenha sido problema de motor", lamenta Massa.

Brasileiros sofrem no início do treino

A primeira parte do treino classificatório (Q1) não começou bem para os brasileiros. Massa teve problemas com sua Ferrari e parou no meio da pista, na tangência de uma curva, em um ponto perigoso da pista. A sessão foi interrompida com a bandeira vermelha para o carro do piloto ser recolhido aos boxes. Ele vai largar apenas na última posição deste domingo.

Em seguida, foi a vez de Bruno Senna. Ele já tinha escapado no último treino livre e voltou a sofrer com o péssimo carro da Hispania. Sem pressão aerodinâmica, o piloto rodou duas vezes. Por sorte, ele não acertou o muro e conseguiu continuar na pista. Entretanto, o resultado não foi dos melhores: ele só conseguiu o penúltimo tempo, logo atrás do companheiro Christian Klien.

Lucas di Grassi, da VRT, ficou em uma boa 20ª posição, mas foi superado novamente por Timo Glock, seu colega. O alemão foi o 18º, o melhor entre os carros das equipes estreantes nesta temporada. Na frente, Alonso conseguiu um excelente tempo e superou os carros da RBR no Q1.

Equipe resolve problema de Alonso

O filme parecia se repetir para a Ferrari no início da segunda parte do treino (Q2). Pelo rádio, Alonso reclamava de um barulho estranho em seu motor. O italiano Andrea Stella, engenheiro do espanhol, pediu para retornar aos boxes, mas o espanhol ponderou e resolveu dar uma volta para garantir um tempo. Após a reprogramação, ele voltou à pista e conseguiu o segundo tempo no trecho.

No fim, Vettel acertou uma boa volta e recuperou a primeira posição, mas Webber não conseguiu desbancar Alonso do segundo posto. Entre os eliminados, nenhuma surpresa. Apenas Nico Hulkenberg, que andou bem nos treinos livres e no Q1, decepcionou e marcou apenas o 12º tempo. Como a Williams trocou seu câmbio, ele perderá cinco postos no grid e sairá apenas em 17º.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]