• Carregando...
Daniel Ricciardo foi o terceiro colocado no GP de Cingapura | Rungroj Yongrit / EFE
Daniel Ricciardo foi o terceiro colocado no GP de Cingapura| Foto: Rungroj Yongrit / EFE

A primeira corrida em que a proibição de se ajudar os pilotos via rádio ou placas no pit wall entrou em vigor, disputada em Cingapura, neste domingo (21), terminou sem nenhuma punição.

Mas, apesar de a FIA não ter considerado nenhuma das conversas entre equipes e pilotos suspeita, Eric Boullier, chefe da McLaren, acusou a Red Bull de passar mensagens cifradas a Daniel Ricciardo, que chegou na terceira colocação - Lewis Hamilton venceu a prova, seguido por Sebastian Vettel.

"Esta mudança no regulamento fez com que nossa vida ficasse um pouco mais difícil porque temos que ficar ouvindo também os outros para ver se ninguém está fazendo algo como a Red Bull fez com Ricciardo", disse o dirigente francês.

Na mensagem à qual o chefe da McLaren fez referência, a equipe disse ao piloto australiano: "Evitar as saídas das zebras talvez ajude o problema com o carro" -Ricciardo teve problemas na bateria de seu carro durante a corrida.

"Acredito que era uma mensagem cifrada. Claro que isso é a FIA que tem que investigar e não eu. Mas foi uma mensagem estranha. Uma vez teria sido ok, mas duas ou três vezes é um pouco estranho", afirmou Boullier.

A entidade que comanda o automobilismo, no entanto, não considerou como um código a conversa e nem chegou a investigar a mensagem via rádio durante o GP de Cingapura.

Segundo Christian Horner, chefe da Red Bull, Charlie Whiting, inspetor de segurança da FIA, foi consultado antes de a equipe enviar qualquer mensagem a Ricciardo.

"Falamos para o Charlie que ele estava com problemas de confiabilidade no carro e por isso mandamos que ele ficasse longe das zebras. Pois era isso que estava causando o problema na bateria", explicou Horner.

A mudança no regulamento foi anunciada pela FIA na semana retrasada, mas, depois de muitas reclamações de pilotos e equipes em Cingapura, a entidade relaxou um pouco as proibições para este ano.

Para a temporada do ano que vem, no entanto, deve banir qualquer comunicação que se refira à performance dos carros ou dos pilotos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]