• Carregando...
Conheça as equipes e os pilotos que disputam a temporada 2010 |
Conheça as equipes e os pilotos que disputam a temporada 2010| Foto:

Velho Parceiro indiano nas pistas

Companheiro do brasileiro Bruno Senna em 2008, quando corria pela iSport na GP2, o indiano Karun Chandhok chega à disputa da Fórmula 1 para refazer a parceria agora na HRT, novo nome da equipe espanhola Campos. Karun será o segundo piloto indiano a disputar a categoria, após Narain Karthikeyan ter pilotado o carro da equipe Jordan no ano de 2005. Já em relação aos circuitos, a Índia deve entrar no calendário ano que vem, com a conclusão do Autódromo de Nova Délhi.

Fórmula 1 com duas novas casas

O campeonato de 2010 retorna ao Canadá, no circuito de Montreal, e ganha sua sétima casa no continente asiático, mais especificamente na Coreia do Sul. Para sair do papel, o novo circuito sul-coreano, em Yeongam, contou com investimento de US$ 264 milhões. O circuito será o mais longo do continente, com 5,6 quilômetros de extensão e terá capacidade para 135 mil pessoas.

Não chores por mim, Argentina

Com a US-F1 fora, a Argentina também está fora da F1. Uma das apostas da equipe era o piloto José Maria López, que seria o 24º argentino a disputar a F1, cujo principal representante foi Juan Manuel Fangio, maior campeão da categoria por 43 anos, até a conquista do sexto título de Schumacher em 2003. A esperança em López era tanta que a própria presidente Cristina Kirchner fez anúncio oficial na Casa Rosada (sede do governo argentino) de que ele participaria da F1. Os hermanos não contam com um representante na categoria desde 2001, quando Gaston Mazzacane correu pela Prost.

Endividado

Outro piloto saído da GP2 que agora chega à F1 é o russo Vitaly Petrov, contratado pela Renault. Atrás do cockpit da equipe francesa, Petrov traz a experiência de quem terminou a GP2 de 2009 em segundo lugar, com 11 pódios. No entanto, para estrear na F1 o piloto de 25 anos precisou desembolsar uma quantia próxima a 15 milhões de euros angariados por empréstimo que agora tem dificuldades para quitar. Para que Petrov seguisse na Fórmula 1, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, chegou a propor de o governo patrociná-lo, usando o logotipo da marca Lada no carro da Renault.

Faltou grana

A americana USF1 tentou estrear nesta temporada, mas a escuderia de Charlotte, na Carolina do Norte, terá que adiar suas ambições para 2011 por problemas financeiros. No Twitter, alguns fãs torciam com mensagens de "Never give up" (Nunca desistam) e até um "We want to show the rest of the world that motorsports in the USA is not only Nascar!" (Nós queremos mostrar para o resto do mundo que esporte de velocidade nos EUA não é somente a Nascar!). Caso reverta a situação, a USF1 será a primeira equipe de F1 dos EUA em mais de 40 anos.

Barrada no baile

A escuderia sérvia Stefan GP pleiteou a vaga aberta pela USF1, mas teve o pedido negado pela FIA. A alegação da entidade máxima do automobilismo para negar a solicitação foi o prazo curto para inscrição da nova escuderia. A Stefan GP chegou a adquirir chassis, motor e instalações da Toyota e pretendia correr com o piloto japonês Kazuki Nakajima e chegou a entrar em contato com o canadense Jacques Villeneuve, campeão mundial em 1997.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]