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Fernando Alonso e Felipe Massa na Ferrari: resta saber se a escuderia dará privilégio a um deles ao longo da temporada | Wrooom Handout / RT
Fernando Alonso e Felipe Massa na Ferrari: resta saber se a escuderia dará privilégio a um deles ao longo da temporada| Foto: Wrooom Handout / RT

Rixas

Ao longo da história, a Fórmula 1 reservou grandes embates entre pilotos. Confira as principais disputas:

Fangio x Moss

Primeira grande rivalidade da F1. Em 1955, a Mercedes tinha o melhor carro e o então bicampeão, o argentino Juan Manuel Fangio. Não satisfeita, trouxe o talentoso inglês Stirling Moss. Os dois disputaram corridas e o título de maneira ferrenha, mas leal. Fangio levou a melhor e, ao contrário da maioria das outras rivalidades, os dois se tornaram amigos.

Villeneuve x Pironi

Companheiros de Ferrari, Gilles Villeneuve e Didier Pironi eram amigos até o GP de San Marino de 1982. Acreditando ser o primeiro piloto do time, Villeneuve deixou Pironi passar, certo de que ele abriria passagem depois. Mas Pironi manteve a posição e venceu. Semanas depois, Villeneuve morreria no treino do GP da Bélgica ao tentar fazer um tempo melhor do que o de Pironi.

Piquet x Mansell

Piquet e Mansell foram companheiros na Williams em 1986 e 1987. No primeiro ano, mesmo com o melhor carro, a disputa interna levou a dupla a perder o título para Alain Prost na última corrida. Em 1987, a superioridade era tamanha que nem mesmo a rivalidade impediu os dois de disputarem o campeonato entre si. Melhor para Piquet, que conquistou o terceiro título, com Mansell como vice.

Senna x Prost

A maior rivalidade da F1 começou em 1988, quando Ayrton Senna foi para a Mclaren ser companheiro de Alain Prost. Senna foi campeão na penúltima prova, no Japão. Em 1989, novamente em Suzuka, os dois estavam na briga pelo título e o francês conquistou o campeonato provocando um acidente com o brasileiro. Em 1990, com Prost já na Ferrari, o troco: Senna bate no carro do francês e foi bicampeão .

Hamilton x Alonso

A maior disputa interna da F1 nos últimos anos. Ambos dividiram a Mclaren em 2007. Depois da guerra de palavras e da briga na pista, os dois viram escapar o título para o azarão Kimi Raikkonen, da Ferrari. Na última corrida da temporada, no Brasil, o retrato da disputa: Alonso, que ficou com o vice, comemorava a derrota de Hamilton.

Não vai ser por falta de competição interna que a Fórmula 1 terá uma temporada ruim em 2010. A concorrência dentro das próprias equipes promete ser forte. Duas duplas, em especial, chamam a atenção: Fernando Alonso e Felipe Massa, da Ferrari, e Lewis Hamilton e Jenson Button, da Mclaren.

"São sem dúvida as duas parcerias mais fortes do grid", afirma o piloto Luciano Burti, que já passou pela Fórmula 1 e hoje é comentarista da categoria na Rede Globo. "Na Mclaren temos os dois últimos campeões mundiais. E na Ferrari está o piloto que muitos consideram o mais talentoso da atualidade, o Alonso, e outro que cresceu muito recentemente, o Massa".

É na equipe italiana, aliás, que Burti acredita em uma disputa mais igual. "O equilíbrio será muito grande e não vejo o time dando preferência para alguém". Já na Mclaren, segundo ele, Hamilton, um dos maiores nomes da nova geração e com mais tempo de equipe, deve levar uma pequena vantagem sobre Button. "Mas também será um excelente duelo", destaca, ressaltando que a Fórmula 1 é o topo do automobilismo e todos os pilotos da categoria são de altíssimo nível.

Burti lembra que as disputas duras são um padrão na Fórmula 1. "Nos times grandes mais ainda." E considera que a concorrência interna chama a atenção da torcida e é saudável, desde que as equipes controlem bem as suas duplas.

O piloto Ricardo Zonta, que também já passou pela Fórmula 1, concorda. "Hoje os times são bem preparados para lidar com os duelos entre seus pilotos. Tendo um carro rápido, com certeza os quatro vão andar muito bem e brigar pelo título", garante. "Tanto na Ferrari quanto na Mclaren a disputa será muito equilibrada, não vejo favoritos", fala Zonta. Ele arrisca dizer que a temporada 2010 será a mais disputada dos últimos 10 anos.

Investimento

Ferrari e Mclaren apostam alto nos seus pilotos. O presidente da equipe italiana, Luca di Montezemolo, não esconde de ninguém que buscava ter Fernando Alonso desde 2006. Conseguiu apenas esse ano e agora não se cansa de repetir que a melhor dupla de pilotos do mundo está na Ferrari.

Montezemolo assegura ainda que não tem nenhuma preocupação por contar com dois corredores latinos, conhecidos pelo sangue quente, lado a lado. "Isso não me preocupa, apesar de ser, provavelmente, a primeira vez que acontece conosco. Ambos sabem que, em primeiro lugar, correm pela Ferrari", afirmou durante a apresentação do modelo da equipe para a temporada 2010, o F10.

O discurso otimista da Ferrari é bem parecido com o da Mclaren. Logo após a confirmação da contratação de Jenson Button, o chefe da escuderia inglesa, Martin Whitmarsh, apressou-se em proclamar a parceria da equipe como a mais forte do grid em 2010. "Sempre buscamos ter os dois melhores pilotos disponíveis e, com Jenson e Lewis, teremos não apenas a dupla mais rápida do Mundial, mas também a mais profissional e dedicada."

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