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Já estava ficando repetitivo falar em 2011 que a corrida "foi a mais emocionante do ano". Pois a sequência de ótimas provas da F1 foi interrompida pela etapa mais monótona da temporada, disputada ontem, em Valência. Sem grandes disputas e nem dezenas de ultrapassagens (como foi até mesmo no travado circuito de Mônaco), o GP da Europa ainda teve resultado previsível: mais uma vitória de Sebastian Vettel.

Desta vez, ao contrário das outras corridas, o piloto da Red Bull não foi ameaçado em nenhum momento. Fez o chamado "barba, cabelo e bigode", com a pole position, a volta mais rápida e a vitória. Nem adiantou mudar a regra sobre o mapeamento eletrônico do motor: Vettel está cada vez mais próximo do bicampeonato, acumulando conquistas que o colocam como um dos grandes nomes da F1.

O que esperar, então, de McLaren e Ferrari? A equipe inglesa venceu o GP do Canadá com Jenson Button e parecia se aproximar da Red Bull. Mas, em Valência, ficou atrás até mesmo da escuderia de Maranello. Já os italianos, que sofreram a humilhação de ver Alonso chegando uma volta atrás da Red Bull em Barcelona, sabiam que a sequência de três corridas em circuitos urbanos (Mônaco, Montreal e Valência) seria uma oportunidade de ouro para o time tentar uma sobrevida no campeonato.

Não deu. Pior: Vettel ampliou sua vantagem e abriu quase 100 pontos para Alonso. Ou seja: para assumir a ponta, o espanhol teria que vencer as quatro próximas provas e o piloto da Red Bull não poderia ficar nem entre os dez primeiros no período.

Não será de se estranhar, portanto, se as duas principais rivais começarem a intensificar a preparação de 2012 desde já. Além dos times, há dois pilotos em particular que também precisam pensar no ano que vem (mas buscando melhorar a performance ainda neste ano). Mark Webber, na Red Bull, e Felipe Massa, na Ferrari, não encontram mais o mesmo rendimento de anos anteriores – e olhe que os dois já estiveram perto de se sagrar campeão mundial (Webber no ano passado e Massa, em 2008).

O GP da Inglaterra, daqui a duas semanas, marca a 9.ª etapa do ano – que, com o cancelamento do GP do Bahrein, terá 19 etapas. É, assim, a metade da temporada, época em que os ingleses também costumam iniciar a famosa "silly season", período de boatos (e alguns fatos) sobre as negociações para o ano seguinte. Neste ano, além dos pilotos em busca de uma nova equipe, já vai ter muito chefe de equipe e engenheiro trabalhando – e sonhando – com 2012.

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