• Carregando...
Lewis Hamilton deixa o seu carro no pit lane: erro de estratégia manda McLaren e Ferrari para o fim do grid. | Roslan Rahman/ Reuters
Lewis Hamilton deixa o seu carro no pit lane: erro de estratégia manda McLaren e Ferrari para o fim do grid.| Foto: Roslan Rahman/ Reuters

O australiano Mark Webber conquistou neste sábado a pole position para o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, depois que uma tempestade tropical deixou a sessão classificatória caótica e colocou alguns de seus maiores rivais no final do grid, entre eles o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que largará em 21º.

Enquanto o australiano conseguiu a terceira pole position seguida da equipe Red Bull, o alemão Nico Rosberg ficou na segunda posição com a Mercedes, pela terceira vez à frente de seu companheiro de equipe, o heptacampeão Michael Schumacher. Sebastian Vettel, também da Red Bull e pole position no Bahrein e na Austrália, obteve a terceira colocação, com Adrian Sutil, da Force India, em quarto, e Nico Hulkenberg, da Williams, em quinto.

O grande momento da classificação, entretanto, foi o erro de julgamento de McLaren e Ferrari nas condições do tempo na primeira parte da sessão. Assim, a Lotus e a Virgin, que são estreantes, levaram carros para a segunda sessão dos treinos.

Lewis Hamilton, campeão em 2008 pela McLaren, sairá em 20º, atrás de Fernando Alonso e à frente de Massa, ambos da Ferrari, que saíram dos boxes muito tarde na primeira parte do treinamentos, quando a chuva ficou mais forte no circuito de Sepang. Atual campeão mundial, Jenson Button conseguiu se classificar entre os 17 primeiros, mas não conseguiu ir à terceira sessão após aquaplanar com sua McLaren e parar na caixa de brita.

"Basicamente lemos errado", afirmou Button. "Pensamos que a primeira tempestade havia passado e que não havia mais chuva chegando, então esperamos. Obviamente foi a coisa errada a se fazer."

A terceira sessão foi paralisada por 18 minutos devido às condições da pista. Webber arriscou o uso de pneus intermediários nas duas sessões finais e o risco valeu a pena, pois o piloto conseguiu a pole com uma vantagem de 1s346 sobre Rosberg.

"Foi um treino classificatório bem traiçoeiro para todos, não há dúvidas sobre isso," disse Webber. "Quando você olha a quantidade de água parada em alguns locais no Q1 e no Q2, apenas tentar fazer uma volta limpa já era um grande desafio." P

ara Alonso, líder do Mundial, o momento da saída dos carros da Ferrari foi completamente equivocado, pois ele foi para a pista nas piores condições, depois que os outros pilotos já tinham feito tempos competitivos no Q1.

"Pensei que não tivesse mais chuva na classificação. Infelizmente choveu e a pista não melhorou nada nos últimos dez minutos, então estávamos no lugar errado, na hora errada. Mas a corrida é amanhã e não hoje, então nos mantemos confiantes," disse.

Confira o grid de largada:

1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)2°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)4°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)5°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth)6°. Robert Kubica (POL/Renault)7°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)8°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes)9°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)10°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault)12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari)13°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari)14°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)15°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)16°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth)17°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)18°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)19°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)20°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)21°. Felipe Massa (BRA/Ferrari)22°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth)23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth)24°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]