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A Fórmula 1 está muito perto de ter um novo sistema de pontuação na temporada 2010. Após a mudança aprovada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em dezembro, que daria 25 pontos para o vencedor e colocaria dez carros na zona de pontuação, os times decidiram valorizar a vitória.

De acordo com o site da revista inglesa "Autosport", o Grupo de Trabalho Esportivo (Sporting Working Group - SWG) da Fórmula 1 aprovou a mudança em uma reunião em Londres, na última sexta-feira. Em vez dos cinco pontos de diferença entre o primeiro e o segundo, previsto pelo sistema da FIA, ela aumentará para sete, ainda com dez carros na zona de pontuação.

A nova pontuação passaria a ser 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. A questão ainda precisa ser aprovada no encontro da Comissão da Fórmula 1 no próximo mês, antes do Conselho Mundial de Esporte a Motor homologar o regulamento da temporada 2010. No entanto, após o sinal positivo das equipes, este passo é apenas uma formalidade.

Ainda de acordo com o site da revista inglesa, o SWG discutiu também a ideia de dar pontos para a pole position ou a melhor volta, mas nenhum destes conceitos foi aprovado. Outro assunto abordado foi a possibilidade de instituir dois pit stops obrigatórios nas corridas, ponto que também não teve aceitação. Os pilotos em 2010 terão de fazer apenas uma parada obrigatória, para usar os dois tipos de pneus, como manda o regulamento.

Apesar de uma nova mudança no regulamento da Fórmula 1 não ser o ideal para a categoria, principalmente após o estardalhaço feito em dezembro, Christian Horner, chefe da RBR, acredita que o esporte tem sempre de estar pronto para mudar quando as coisas estiverem erradas. Ele acha que uma diferença maior entre o primeiro e o segundo trará motivação para os pilotos lutarem mais duro pela vitória.

"Acho que não se pode temer uma mudança se ela é para o melhor. Com mais pontos para os primeiros colocados, os pilotos não pensariam só em manter a posição. Não que eles não queiram arriscar, mas se a diferença entre o vencedor e o segundo colocado for de apenas dois pontos, não é o fim do mundo. Mas se a diferença for significativa, os pilotos ficam mais motivados para brigar por posições", disse Horner, após a reunião.

Confira as diferenças entre os sistemas de pontuação:

Posição / 2009 / Sistema da FIA para 2010 / Proposta aprovada pelas equipes para 20101º 10 25 252º 8 20 183º 6 15 154º 5 10 125º 4 8 106º 3 6 87º 2 5 68º 1 3 49º 0 2 210º 0 1 1

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