• Carregando...

Depois de anunciar a criação de uma categoria paralela à Fórmula 1, a Associação dos Times da Fórmula 1 (Fota) chegou a um acordo nesta quarta-feira com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que as oito equipes que compõem a Fota – Ferrari, McLaren, RBR, STR, Brawn GP, Toyota, BMW e Renault - não deixem o Campeonato Mundial no ano que vem.

Em um comunicado oficial, a FIA confirma a presença das dez equipes que disputam a Fórmula 1 este ano e a presença dos times novatos USF1, Manor e Campos, além de ressaltar que Max Mosley não vai se candidatar a reeleição para presidência da entidade.

"Como objetivo deste novo acordo e com a perspectiva de um futuro estável para a Fórmula 1, o presidente da FIA, Max Mosley, confirmou sua decisão de não se candidatar a reeleição em outubro deste ano", diz a nota.

Confira a nota oficial da FIA:

"O Conselho Mundial Esporte a Motor se reuniu em Paris, em 24 de Junho de 2009. As seguintes decisões foram tomadas:

CAMPEONATO MUNDIAL DE FÓRMULA 1

Todas as equipes competindo atualmente comprometeram-se ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA.

Não haverá série ou campeonato alternativo e as regras para 2010 será o regulamento de 2009, assim como outras normas acordadas antes de 29 de Abril de 2009.

Como parte deste acordo, as equipes irão, dentro de dois anos, reduzir os custos ao nível do início da década de 1990. Os times das montadoras concordaram em apoiar as novas equipes para 2010, provendo a assistência técnica.

As equipes de montadoras concordaram ainda com o permanente e contínuo papel da FIA como órgão administrador do esporte. Eles também se comprometeram a ficar no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, segundo acordos comerciais, até 2012 e concordaram em renegociar e prorrogar o presente contrato antes do final desse período.

Todas as equipes vão aderir a uma versão atualizada do Pacto da Concórdia de 1998.

As seguintes equipes foram aceitas para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA do ano de 2010.

- Ferrari- McLaren- BMW- Renault- Toyota- STR- RBR- Williams- Force India- Brawn GP- Campos- Manor Grand Prix- USF1

Como objetivo deste novo acordo e com a perspectiva de um futuro estável para a Fórmula 1, o presidente da FIA, Max Mosley, confirmou sua decisão de não se candidatar à reeleição em outubro deste ano".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]