• Carregando...

O canadense Jacques Villeneuve conquistou quase tudo o que um piloto poderia esperar na carreira. Mas, aos 38 anos, ele ainda sonha com o retorno à Fórmula 1. São dois motivos que o fazem querer disputar a temporada de 2010 da principal categoria do automobilismo mundial: um esportivo e o outro familiar.

"Os carros e as regras da Fórmula 1 mudaram muito, para algo que eu sempre pedi: os pneus slick estão de volta, não haverá mais paradas para reabastecimento e o controle de tração foi banido. Além disso, quero que meus filhos me vejam correr ao vivo, não apenas em fotografias", disse Villeneuve, que foi campeão da Fórmula 1 em 1997, dois anos depois de conquistar o título da Indy.

A menção ao novo regulamento se justifica. Durante a década em que esteve na Fórmula 1 - estreou em 1996 e despediu-se em 2006 -, Villeneuve sempre questionou as questões técnicas da categoria. Mas o apelo familiar parece ser ainda mais forte.

Jacques era um adolescente de 11 anos quando viu o pai, o lendário piloto Gilles Villeneuve, morrer em um acidente durante os treinos para o GP da Bélgica de 1982. As imagens da Ferrari de número 27 marcaram o garoto de tal forma que o fizeram seguir a carreira, apesar da tragédia.

Pai de Jules, que completa 3 anos em novembro, e de Jonas, que fará 2 anos em dezembro, Jacques pretende dar aos filhos a mesma oportunidade que teve. "As chances de voltar à Fórmula 1 em 2010 são pequenas. Mas existem, sim", disse o canadense, em entrevista por e-mail, antes de viajar para o Brasil.

Villeneuve disputa no domingo, no circuito de Interlagos, em São Paulo, uma etapa especial da Top Race, categoria argentina de turismo. Desde que deixou a Fórmula 1, demitido pela BMW em 2006, ele peregrinou por competições nos Estados Unidos e na Europa - correu na Nascar, disputou as 24 Horas de Le Mans e a Speedcar.

O calendário de corridas apertado impede que ele assista a muitas corridas da Fórmula 1. Mas, mesmo vendo as provas apenas nas folgas, Villeneuve dá seus palpites sobre a atual temporada. Sem, é claro, perder o seu característico jeito polêmico.

"A temporada deste ano, depois de um início um tanto monótono, parece estar se tornando mais emocionante após as etapas mais recentes", afirmou Villeneuve. Para ele, no entanto, o que falta mesmo à Fórmula 1 são pilotos com opiniões mais fortes.

"O fato de os pilotos serem muito padronizados é um problema, sem dúvida. Os fãs querem ver pilotos lutadores, querem gladiadores cheios de personalidade. E não é esse tipo de piloto que eles estão vendo atualmente", disse Villeneuve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]