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Hispania apresenta "carro-classificado"

São Paulo - A Hispania anunciou que não estará nos treinos desta se­­mana, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. A equipe, que lançou seu novo carro para 2011 ontem (veja foto), participará de um compromisso com a Pirelli, em Monza, na próxima semana, e, por isso, ficará impossibilitado de participar da pré-temporada. Sobre o novo carro, repleto de espaços em sua carenagem com mensagens "Anuncie aqui", Colin Kolles, chefe da equipe, mostrou otimismo. "O novo F111 [mo­delo do carro] representa um grande passo à frente para a Hispania. Nós nos esforçamos e me­­lhoramos muito", disse ele. A For­­ce Índia também revelou ontem, na internet, seu carro, o "quadradão" VJM04.

Folhapress

Pietra Liguria, Itália - Antes de receber a visita do chefe da sua equipe, Eric Boullier, e do companheiro de Lotus Renault, o russo Vitaly Petrov, Robert Kubica pediu para conversar em particular com o empresário Daniele Morelli. "Robert me perguntou se o acidente o deixou paralítico. Pediu que eu fosse sincero. Disse-lhe que não. Respondi que ele não tem nenhum problema que o tempo não possa sanar. Robert se emocionou", contou Morelli, ontem, no Hospital Santa Corona, onde o piloto está internado, em Pietra Liguria, na Itália.

O encontro, a seguir, com Boullier e Petrov foi animado, apesar do estado de analgesia do polonês. "Robert desejava saber a programação da equipe já para os testes de Jerez de la Frontera", disse Boullier, rindo, à saída do encontro. De amanhã a domingo, os times da Fórmula 1 vão treinar no circuito, no sul da Espanha. Talvez para não se sentir ainda mais atingido com a interrupção dos seus arrojados sonhos este ano, Kubica não perguntou a Boullier quem irá substituí-lo.

O francês declarou que os no­­mes são os que circulam na imprensa – o brasileiro Bruno Senna, o alemão Nick Heidfeld e o italiano Vitantonio Liuzzi, por exemplo. O fato é que hoje a escuderia deverá informar quem vai treinar em Jerez. O mais provável é que seja Bruno Senna e, nesse caso, o teste tem caráter de vestibular para o sobrinho de Ayrton Senna. Um bom resultado, ou seja, unir velocidade com constância e eficiente retorno técnico aos engenheiros, poderá lhe render o que sempre desejou: competir numa equipe de Fórmula 1 estruturada, onde possa expor a sua capacidade.

O médico que acompanha Kubica mais de perto, o chefe da unidade de terapia intensiva, doutor Giorgio Barabino, concluiu que o piloto acidentado no último domingo, nu­­ma prova de rali, poderá passar por duas cirurgias me­­nores amanhã: "Inter­­venção no pé direito e na escápula. Terá ainda de passar por algo semelhante no calcanhar di­­reito, mas mais tarde".

A principal cirurgia ortopédica, no entanto, ainda não foi realizada. Será o resultado dessa operação que dirá mais que todas as demais sobre o retorno de Kubica às pistas: o cotovelo direito. Barabino explica: "A articulação está comprometida com o impacto de alta energia".

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