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Os pequenos negócios em São Paulo têm muito a comemorar este fim de semana. Afinal de contas a cidade vai sediar o evento mais lucrativo de todo o ano, o Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos, zona Sul da cidade. De acordo com o órgão do governo municipal, a São Paulo Turismo (SPTuris), até o domingo (18), a corrida deve movimentar cerca de R$ 260 milhões, 3% a mais que em 2008. Só em Imposto Sobre Serviços (ISS) a prefeitura recolherá cerca de R$ 15 milhões em outubro, muito disso gerado pela Fórmula 1.

O dinheiro virá de várias fontes, como hotéis, restaurantes, lojas de rua e de shopping centers, empórios, a maioria micro e pequenas empresas. O autódromo deve receber cerca de 140 mil. A SPTuris estima que 85 mil, dos quais 20% são estrangeiros, visitem a cidade. Mais de 15 mil postos de trabalho temporários foram criados.

Tasso Gadzanis, vice-presidente da SPTuris, explica que este é o principal evento turístico de São Paulo. "Gera mais de 15 mil empregos, movimenta vários setores, faz girar a economia e arrecadação de impostos. E o melhor é que já está garantido na cidade até, pelo menos, 2014".

Quem deixou para a última hora as reservas nos hotéis poderá encontrar dificuldades. Segundo Gadzanis, já estão disputadas as últimas vagas nos 410 hotéis da cidade. "Restaurantes conceituados preparam um menu especial homenageando os pilotos, algumas lojas de roupas masculinas recebem grandes encomendas, escuderias chegam a reservar andares de hotéis sem questionar quanto custa, só para citar alguns exemplos", diz o vice-presidente.

É ocaso de um dos mais tradicionais empórios da cidade, o Chiapetta, localizado no Mercado Municipal de São Paulo. De acordo com Leonardo Chiapetta, um dos sócios, a chegada dos turistas nesta sexta-feira (16) já pode ser sentida. "Já atendemos chilenos e alemães. Eles vieram atrás das nossas frutas secas tropicais. É uma novidade para eles", disse.

Turistas de outros Estados também já estão na cidade. "Alguns chegam com a camisa da Ferrari e normalmente são clientes exigentes das classes A e AA. Com isso, esperamos ter um crescimento de 10% a 15% nas vendas em relação a finais de semana anteriores", diz.

Já a Lellis Trattoria, há 28 anos no mercado, preparou-se este ano para atender os clientes estrangeiros. O cardápio está nas duas línguas. No ano passado, durante o fim de semana da Fórmula 1, a cantina passou por dificuldades em receber os turistas, já que apenas o gerente da casa falava inglês e conseguia dar informações sobre o cardápio.

"O movimento do restaurante aumenta em 40% em finais de semana com Fórmula 1, por isso, depois deste episódio o cardápio da cantina também recebeu a versão em inglês para suprir as necessidades deste público que procura os restaurantes mais tradicionais da cidade", explica Fabio Lellis, um dos proprietários da casa. As massas e assados são os pratos mais procurados pelos admiradores da alta velocidade. Os vinhos também são bastante procurados e para garantir a demanda, o estoque foi reforçado.

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