• Carregando...
O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, comemora a primeira vitória de sua carreira na F1 conquistada neste domingo no GP da China | Peter Parks/AFP
O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, comemora a primeira vitória de sua carreira na F1 conquistada neste domingo no GP da China| Foto: Peter Parks/AFP

O alemão Nico Rosberg não vai esquecer tão cedo o fim de semana do GP da China - a terceira etapa da temporada 2012 da Fórmula 1. Neste domingo (15), um dia após faturar a primeira pole position da carreira, o piloto da Mercedes venceu a prova no circuito de Xangai e subiu ao lugar mais alto do pódio também pela primeira vez na sua 111.ª prova na principal categoria do automobilismo mundial.

Rosberg concluiu as 56 voltas do GP da China com uma vantagem de 20,6 segundos para o inglês Jenson Button, da McLaren. Para isso, além de largar na ponta, o piloto alemão fez apenas duas paradas nos boxes - uma a menos do que a maioria dos concorrentes - e precisou administrar o desgaste dos pneus.

Companheiro de Button na McLaren, Lewis Hamilton terminou em terceiro lugar. O inglês foi seguido pelos pilotos da Red Bull, com o australiano Mark Webber terminando na quarta posição, logo à frente do alemão Sebastian Vetttel. O atual bicampeão mundial largou apenas na 11.ª posição, chegou a ocupar o segundo lugar, mas não conseguiu conter Button, Hamilton e Webber nas voltas finais.

O brasileiro Bruno Senna voltou a somar pontos ao terminar na sétima posição, logo à frente de Pastor Maldonado, seu companheiro na Williams, e do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. O também brasileiro Felipe Massa voltou a ficar fora da zona de pontuação.

Companheiro de Rosberg na Mercedes, o alemão Michael Schumacher largou do segundo lugar, mas abandonou na 13.ª volta após o pneu dianteiro direito não ser corretamente colocado durante o seu primeiro pit stop. O heptacampeão mundial, aliás, foi o único piloto a não completar o GP da China.

Com três terceiros lugares no campeonato, Hamilton assumiu a liderança do Mundial de pilotos, com 45 pontos, dois a mais do que Button, o segundo colocado. Alonso está em terceiro lugar, com 37, seguido por Webber, com 36, e Vettel, com 28. Após a vitória, Rosberg ocupa a sexta colocação, com 25. Já Bruno Senna, com 14, está em nono lugar.

O Mundial de construtores é liderado pela McLaren, que já somou 88 pontos. A Red Bull está em segundo lugar, com 64, enquanto a Ferrari é a terceira colocada, com 37.

A corrida

Rosberg começou a definir a vitória logo na largada do GP da China, quando conseguiu manter a liderança. Desde então, não chegou a ser ameaçado pelos concorrentes. E, como administrou bem os pneus, conseguiu fazer uma parada a menos do que os demais pilotos.

A vitória de Rosberg mostrou que a equipe resolveu o problema da degradação rápida dos pneus que levou a resultados decepcionantes nas duas primeiras corridas do ano. A Mercedes vinha sendo rápida nos treinos classificatórios, mas não conseguia ser competitiva nas corridas.

Button, que largou em quinto, conquistou a terceira posição logo na largada. O inglês, porém, só assegurou o segundo lugar nas voltas finais. Antes de ter uma dura batalha com Hamilton, ainda ultrapassou Vettel. O alemão, aliás, fez excelente prova de recuperação para finalizar a prova em quinto, pois havia caído para o 14.º lugar na largada.

Além da estratégia correta, Rosberg também se beneficiou de um erro no pit stop de Button na 39.ª volta. Em virtude disso, o inglês voltou para a pista atrás de vários pilotos. Assim, enquanto Button disputava posições com Vettel, Webber, Hamilton, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, Rosberg aproveitou para ampliar a sua vantagem, que chegou a ser de mais de 25 pontos.

Bruno Senna voltou a se destacar na China ao também fazer apenas duas paradas nos boxes. Desta forma, somou pontos pela segunda corrida consecutiva ao terminar na sétima colocação.

Massa adotou a mesma estratégia, mas não teve sucesso. O brasileiro subiu para o nono lugar na largada, mas sofreu com o desgaste dos pneus nas últimas voltas e terminou o GP da China apenas em 13.º lugar.

A quarta etapa da temporada 2012 da Fórmula 1 será disputada já no próximo domingo, no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Confira o resultado final do GP da China de Fórmula 1:

1.º Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 56 voltas em 1h36min26s929

2.º Jenson Button (ING/McLaren), a 20s6

3.º Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 26s0

4.º Mark Webber (AUS/Red Bull), a 27s9

5.º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 30s4

6.º Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 31s4

7.º Bruno Senna (BRA/Williams), a 34s5

8.º Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 35s6

9.º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 37s2

10.º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 38s7

11.º Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 41s0

12.º Paul di Resta (ESC/Force India), a 42s2

13.º Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 42s7

14.º Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 50s5

15.º Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 51s2

16.º Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 51s7

17.º Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1min03s1

18.º Vitaly Petrov (RUS/Caterham), a 1 volta

19.º Timo Glock (ALE/Marussia), a 1 volta

20.º Charles Pic (FRA/Marussia), a 1 volta

21.º Pedro de la Rosa (ESP/Hispania), a 1 volta

22.º Narain Karthikeyan (IND/Hispania), a 2 voltas

23.º Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), a 3 voltas

Não completou:

Michael Schumacher (ALE/Mercedes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]