Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
GP de Abu Dabi

Vettel lamenta "dano irreversível"

Alemão sonhava com recorde de vitórias na temporada, mas viu os planos serem frustrados por um pneu furado. "Não dava para fazer mais nada"

Sebastian Vettel ficou muito pouco tempo na pista: um pneu furado o mandou direto da largada para os boxes | Hamad I Mohammed/ Reuters
Sebastian Vettel ficou muito pouco tempo na pista: um pneu furado o mandou direto da largada para os boxes (Foto: Hamad I Mohammed/ Reuters)

O domingo não foi como de costume para o alemão Sebastian Vettel. Logo na primeira volta do GP de Abu Dabi, vencido pelo inglês Lewis Hamilton (McLaren), o bicampeão da Fórmula 1 furou o pneu traseiro direito da sua Red Bull e foi obrigado a abandonar a prova. Foi a primeira vez no ano que ele não chegou entre os quatro primeiros colocados numa corrida.

"Na saída da primeira curva tudo parecia certo, mas então, quando fiz a segunda curva, percebi que algo estava errado com o pneu. Consegui levar o carro surpreendentemente, mas, em um segundo momento, não consegui mais, por ter perdido muito ar no pneu. Quando voltei aos boxes, o dano era tanto que eu não consegui mais seguir", contou Vettel, claramente frustrado.

O resultado foi ainda mais doloroso para Vettel porque ele perdeu a chance de igualar o recorde de 13 vitórias em uma mesma temporada, que pertence ao também alemão Michael Schumacher. O bicampeão soma 11 triunfos neste ano e agora só poderá chegar a 12, se vencer a última etapa, dia 27 de novembro, no Brasil. A desistência também encerra uma sequência de sete pódios consecutivos.

Mesmo assim, o alemão preferiu não criticar a equipe e apontou que "nada poderia ser feito". "Não há nada que poderia ser feito melhor neste fim de semana. Só precisamos avaliar o que causou o furo no pneu. Tive um bom começo e estava muito feliz com o carro até então", afirmou Vettel, que tinha largado o GP de Abu Dabi na pole position e era favorito para a vitória.

O domingo também não foi bom para o outro piloto da Red Bull, Mark Webber. Com a quarta colocação no GP de Abu Dabi, o australiano se distanciou da briga pelo vice-campeonato da Fórmula 1, já que o inglês Jenson Button (McLaren), atual segundo colocado no Mundial, terminou a corrida em terceiro lugar e aumentou a sua vantagem.

Webber culpou um pit stop ruim pelo resultado em Abu Dabi. "Eu tive uma boa disputa com o Jenson (Button) na primeira parte, mas então tivemos um primeiro pit stop ruim, o que fez com que perdêssemos muito tempo. Isso fez com que ficássemos no pelotão de trás. Consegui trazer o carro de volta às primeiras posições, mas já estávamos fora neste momento", comentou o australiano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.