• Carregando...

O alemão Sebastian Vettel venceu neste domingo (22) o GP da Espanha de Fórmula 1, no Circuito da Catalunha, e ampliou a sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos ao obter a sua quarta vitóia nas cinco corridas realizadas nesta temporada. Dessa vez, porém, ele enfrentou mais dificuldades para vencer e precisou conter a pressão do inglês Lewis Hamilton nas voltas finais da prova. O também inglês Jenson Button completou o pódio.

O piloto da Red Bull assumiu a liderançaa após o segundo pit stop e triunfou com uma vantagem de apenas 0,6 segundos para Hamilton. Assim, permaneceu na liderançaa do campeonato, agora com 118 pontos e 41 de vantagem para o rival da McLaren, que soma 77. Eles são seguidos pelo australiano Mark Webber, com 67 pontos, por Button, com 61, e pelo espanhol Fernando Alonso, com 51 pontos. O brasileiro Felipe Massa, que abandonou a prova, está em oitavo lugar, com 24 pontos, e Rubens Barrichello, que terminou em 17.° lugar, ainda não pontuou nesta temporada.

A quarta vitória de Vettel em 2011 encerrou um longo tabu no Circuito da Catalunha, que teve o pole position vencendo a prova nos dez anos anteriores. Dessa vez, porém, Webber, que largou da primeira colocação, terminou apenas em quarto lugar. O espanhol Fernando Alonso, que liderou as primeiras 18 voltas concluiu a prova, disputada sob intenso calor, na quinta posição.

O Mundial de Construtores é liderado pela Red Bull, com 185 pontos, à frente da McLaren, com 138, e da Ferrari, com 75. A sexta etapa da temporada 2011 da Fórmula 1 será o GP de Mônaco, nas ruas de Montecarlo, que será disputado no próximo domingo (29). Em 2010, a prova foi vencida por Webber.

A Corrida A largada do GP da Espanha foi marcada pelo espetacular início de Alonso, que, correndo em casa, saiu da quarta colocação e ultrapassou Hamilton, Vettel e Webber para assumir a liderança na primeira curva. O australiano também foi ultrapassado por Vettel. O alemão Michael Schumacher também teve início espetacular, saltando do décimo para o sexto lugar, ao contrário de Button, que caiu da quinta para a décima posição.

Com um carro inferior ao dos concorrentes, Alonso não conseguiu abrir vantagem para os outros pilotos e passou a ser pressionado por Vettel. Porém, se manteve na liderança após o primeiro pit stop. Já Hamilton assumiu a terceira colocação na parada, ultrapassando Webber.

Na segunda série de pit stops, Vettel assumiu a dianteira do GP da Espanha. Hamilton, que tinha bom ritmo e atrasou a sua parada, assumiu a segunda colocação. Webber e Alonso fizeram disputa acirrada de posição na pista após o terceiro pit stop, com o espanhol permanecendo temporariamente na terceira colocação.

Com ritmo forte, porém, e aproveitando do bom rendimento dos pneus macios, Button passou Webber e Alonso para assumir a terceira colocação. O espanhol, com o forte desgaste dos pneus, teve que realizar o quarto pit stop antes do previsto e perdeu a quarta colocação para Webber.

Após a quarta rodada de parada nos boxes, Hamilton passou a pressionar Vettel, mas o alemão conseguiu se defender bem para vencer o GP da Espanha e conquistar a sua quarta vitóa em 2011. Já Massa abandou quando faltavam oito voltas para o final por conta de um problema no câmbio.

Schumacher terminou a corrida em sexto lugar e foi seguido pelos alemães Nico Rosberg e Nick Heidfeld, pelo mexicano Sergio Perez e pelo japonês Kamui Kobayashi, que fechou a zona de pontuação do GP da Espanha de Fórmula 1.

Veja a classificação do GP da Espanha:

1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 66 voltas

2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - +0s6

3 - Jenson Button (ING/McLaren) - +35s6

4 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - +47s9

5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1 volta

6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta

7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta

8 - Nick Heidfeld (ALE/Renault) - a 1 volta

9 - Sergio Perez (MEX/Sauber) - a 1 volta

10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 1 volta

11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta

12 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1 volta

13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta

14 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta

15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta

16 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 2 voltas

17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 2 voltas

18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 2 voltas

19 - Timo Glock (ALE/Virgin) - a 3 voltas

20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - a 4 voltas

21 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania) - a 5 voltas

Não terminaram a prova

22 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 8 voltas

23 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - acidente

24 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - a 38 voltas

A seguir, mais informações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]