• Carregando...

No último domingo, na partida entre Engenheiro Beltrão e Cascavel, pelo quadrangular final da Divisão de Acesso, foi realizada a primeira transmissão da tevê digital da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Os torcedores puderam acompanhar a partida pelo computador. A FPF-TV está em fase experimental e segundo o presidente da entidade, Onaireves Moura, será utilizada na Série Ouro do Paranaense, que começa em setembro.

Por enquanto o sistema é gratuito e na primeira transmissão a FPF disponibilizou 500 acessos. Para o Campeonato Paranaense será cobrado para assistir aos jogos pela FPF-TV, mas os valores ainda não foram definidos. "Vamos conversar com os clubes para acertarmos os valores", explicou Moura.

O sistema será o "pay-per-view", onde o torcedor comprará um pacote e verá todos os jogos. Também será utilizado um sistema de cartão, parecido com o dos celulares pré-pagos. O torcedor receberá uma senha e verá o jogo. Segundo o presidente da FPF, a idéia é transmitir quatro jogos por rodada.

No entanto, a transmissão pela internet tem um custo elevado e a federação é quem está bancando. "Uma transmissão dessas não sai por menos de R$ 10 mil", afirmou Moura. Para a primeira partida foi utilizada uma equipe com 16 profissionais, entre cinegrafistas, comentaristas e repórteres.

A próxima transmissão será neste domingo, dia 27, na partida entre Iguaçu e Engenheiro Beltrão, às 15h30. Ainda não foi definida a equipe de profissionais que irá trabalhar para transmitir esse jogo. "Até amanhã (quarta-feira) estará definido", explicou o presidente da FPF.

Mesmo com a utilização da tevê digital no Paranaense, Moura não descarta um acerto com as tevês convencionais. "Pode ter tevê aberta, seria um jogo pela tevê aberta e três pela internet. Estamos em negociação." A única exigência para o torcedor acompanhar os jogos pelo computador é que tenha conexão de internet banda larga.

Moura ficou satisfeito com o resultado da primeira transmissão da FPF-TV. "A imagem não teve problema nenhum, não teve quedas e tivemos acessos acima da nossa expectativa. Agora estamos cuidando da parte técnica, o que demanda investimentos", definiu Moura. O acesso será gratuito até o dia 30 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]