• Carregando...
 | Odd Andersen/ AFP
| Foto: Odd Andersen/ AFP

Ciclismo

O melhor brasileiro na prova de ciclismo de estrada foi Murilo Fischer, 33 anos, que terminou no 31º lugar. Magno Prado e o paranaense Gregolry Panizo, outros dois brasileiros envolvidos na disputa, não completaram a corrida.

Tiro com arco, ciclismo, esgrima, judô, tiro, natação e levantamento de peso começaram a entregar medalhas ontem. Até o final da Olimpíada, o Reino Unido espera conquistar entre 11 e 21 condecorações nestas modalidades. Mas o início não foi tão animador para os anfitriões.

A prova de ciclismo de estrada foi decepcionante para a Grã-Bretanha. Os astros locais Mark Cavendish e Bradley Wiggins (foto) decepcionaram. Quem levou a melhor foi o veterano cazaque Alexander Vinokourov (ouro), seguido pelo colombiano Rigoberto Uran e o norueguês Alexander Kristoff.

Antes do início da competição, a agência governamental responsável pelo apoio ao esporte de alta performance no país, UK Sport, tinha como meta um mínimo de 48 medalhas no total e a 4.ª posição no pódio geral nestes Jogos, mas especialistas ouvidos pela imprensa britânica estão mais otimistas e acham que o número pode ser muito maior.

A expectativa do UK Sport é atingir de seis a 10 medalhas com pedais. O jornal The Guardian, no entanto, prevê 13, das quais seis seriam de ouro – certamente contando com o êxito de Bradley Wiggins, campeão do Tour de France, há uma semana, e um dos atletas com participação de destaque na cerimônia de abertura. A expectativa do jornal é um total de 84 medalhas nesta Olimpíada.

Outro esporte onde o Reino Unido está bem cotado é o atletismo, que deve render de cinco a oito medalhas, de acordo com o UK Sport. Segundo a BBC, porém, os atletas do país devem juntar 14 medalhas – três de ouro, duas de prata e nove de bronze. Jessica Ennis conquistaria o ouro no heptatlo, enquanto Mo Farah seria o campeão nos 5 mil e 10 mil metros. A empresa pública de comunicação é ainda mais otimista do que o Guardian, e antecipa um resultado geral de 95 medalhas.

O próprio UK Sport acha possível atingir até 70 medalhas, mas prefere ser cauteloso. A diretora-executiva da entidade, Liz Nicholl, disse que vai torcer para que o time britânico conquiste mais do que as 48 medalhas esperadas em mais de 12 esportes. A ideia é ganhar pelo menos uma medalha em 20 modalidades – bem mais do que as 11 dos Jogos de Pequim. Segundo Liz, a melhora nos resultados é fruto do investimento feito desde 1996, quando o UK Sport foi criado.

Para manter a trajetória de vitórias do Reino Unido, o UK Sport garante que o investimento total em esportes olímpicos entre 2009 e 2013 será de 264 milhões de libras (quase R$ 820 milhões). Os recursos para a entidade são provenientes de uma loteria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]