• Carregando...
Estádio Marrentão, do Duque de Caxias, pode ser o destino do elenco principal do Atlético em 2014 | Jorge William/Agência O Globo
Estádio Marrentão, do Duque de Caxias, pode ser o destino do elenco principal do Atlético em 2014| Foto: Jorge William/Agência O Globo

Criticada por causa do início hesitante no Brasileirão, a decisão do Atlético de preservar o grupo principal do campeonato estadual está sendo revista para 2014. A diretoria negocia para que o Furacão jogue um estadual ano que vem. Não o Paranaense com a camisa rubro-negra, mas o Carioca pelo Duque de Caxias.

O envio de um elenco inteiro de jogadores está sendo conduzido por Mario Celso Petraglia com o presidente do clube da Baixada Fluminense, Luiz Carlos Arêas. Tratada ainda como possibilidade pelo Du­­que, a cessão do grupo titular é considerada certa nos bastidores rubro-negros.

"Isso aí eu não posso te afirmar se vai ser o grupo sub-23, o principal... O Petraglia é quem vai determinar. Não tem nenhuma restrição a nada. A gente está aberto para cooperar. Quem está ganhando mais com a parceria é o Duque. O Atlético é uma potência do futebol brasileiro. Tudo que vier somar será muito bom para nós. Não tem nada descartado", afirmou Arêas, à Gazeta do Povo, por telefone.

Com o envio do elenco principal, repetiria-se no Pa­­ra­­naense a estratégia deste ano, quando o Sub-23 defendeu o Atlético no Estadual – e foi vice. Caso o Sub-23 vista a camisa do Duque, abriria-se espaço para a concretização de uma ameaça feita por Petraglia entre as finais da edição de 2012, de usar uma equipe Sub-18 na disputa local. Ou, em última instância, o uso do time titular em ao menos parte da competição doméstica.

A ideia é o Atlético mandar pelo menos 20 jogadores, mais comissão técnica para o Rio. Em troca, o Duque daria preferência na aquisição de atletas das categorias de base. As duas equipes trabalhariam em conjunto na captação e lapidação de valores na Baixada Fluminense, região com 3,5 mi­­lhões de habitantes, mas que tem apenas o Fluminense (com o CT de Xerém), o Tigres e o Duque atuando no futebol profissional. "A ideia do Atlético é colocar os jogadores em visibilidade, fazer uma base forte e ter na gente um parceiro para a captação de atletas. O presidente [Petraglia] teve a visão de que aqui poderia descobrir vários talentos", afirmou Arêas.

A parceria foi sugerida pelo empresário Santiago Gerardo. Dono da Holding Sports, foi ele quem colocou Pedro Botelho e Fran Mérida no Rubro-Negro. O agente Fifa também cuida da carreira do volante/lateral Renato, que disputou o Pa­­ra­­naense, e de atletas do Du­­que.

Petraglia gostou da ideia da parceria e pediu a Gerardo que marcasse um encontro com a diretoria carioca. Luiz Carlos Arêas esteve em Curitiba mês passado, acompanhado do deputado federal Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias e presidente de honra do clube. Eles conheceram o CT do Caju e visitaram a obra da Baixada.

Há duas semanas, Petraglia retribuiu a visita. Arthur Ber­­nardes, técnico do Sub-23 no Paranaense, também esteve na sede do Duque, clube que treinou em 2011. "Ainda não deu para fazer a formatação definitiva da parte estrutural, como vai fazer. É uma mudança muito grande trazer 20 atletas com pessoas responsáveis por eles. A conversa está bem adiantada e acredito que no Carioca do ano que vem a parceria estará funcionando", projeta Arêas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]