• Carregando...
Lobatón comemora o segundo gol dos donos da casa, de pênalti, enquando o atacante Marcelo lamenta | Albari Rosa, enviado especial/ Gazeta do Povo
Lobatón comemora o segundo gol dos donos da casa, de pênalti, enquando o atacante Marcelo lamenta| Foto: Albari Rosa, enviado especial/ Gazeta do Povo
  • Jogadores do Sporting Cristal comemoram o gol de Ávila
  • No gol de Ávila, bola passa embaixo das pernas de Weverton
  • Lateral estreante Natanael sofreu o pênalti que originou o gol do Atlético
  • Éderson marcou o gol do Atlético
  • Lobaton, também de pênalti, definiu a vitória do Sporting Cristal
  • Manoel foi o capitão do Atlético
  • Weverton afasta o perigo em lance de ataque do Sporting Cristal
  • Paulinho Dias fez sua estreia pelo Atlético. Volante atuou improvisado na lateral-direita
  • Sueliton em dividida de bola. Jogador também estreou pelo Rubro-Negro
  • Zezinho foi escalado como único meia de criação no time de Miguel Ángel Portugal
  • Torcedores do Atlético marcaram presença no Estádio Nacional do Peru
  • Imagem do Estádio Nacional antes do início da partida

Com a derrota por 2 a 1 pa­­ra o Sporting Cristal, do Peru, a fase principal da Li­­bertadores se aproximou ontem do Atlético após nove anos de separação. E o torneio que prega a raça acima do futebol bonito, a disposição acima da técnica, cobrou caro do Furacão. Com apenas 20 dias de treinamentos sob o comando do técnico Miguel Ángel Portugal, El Paranaense não apresentou em Lima a intensidade demonstrada na temporada passada, com Vagner Mancini e sua filosofia de futebol simples e eficaz.

Mesmo assim, o jovem time só depende de uma vitória simples na próxima quarta-feira, em Curitiba, para consolidar seu espaço na fase de grupos da competição continental. Um empate basta para os peruanos, que miram a vaga e a premiação de R$ 2,2 milhões. Quem for eliminado fica com apenas R$ 900 mil, fora a decepção.

"Teremos de ganhar a partida, senão não passaremos. Teremos uma proposta atrevida, no segundo tempo mostramos que é possível", resumiu Portugal, que terá bastante trabalho psicológico até o novo confronto.

Ontem, o Furacão percebeu logo de cara a pressão local. A tribuna Sul do Estádio Nacional, onde ficam os torcedores mais vibrantes, dita­va a intensidade do jogo dos Cervezeros a cada cântico. Com nenhuma experiência em jogos de Libertadores, os rubro-negros sentiram a pressão. Erravam passes fáceis e comprometiam a saí­da de bola, rifando a pelota para o campo de ataque. Isolados, Marcelo e Éderson não produziram.

Outro problema era o posicionamento avançado na defesa. Mais propenso a erros pelo barulho incessante das arquibancadas, o time de Portugal ainda ficava vulnerável aos contra-ataques, principalmente com Irvin Ávila e Yotún.

Para tentar diminuir a pressão dos peruanos, We­­verton, até então impecável nas defesas, chegou a tirar as luvas para amarrar as chuteiras, obrigando o árbitro Enrique Osses a parar o jogo. A interrupção precedeu o gol de Ávila (30/1.º). Após erro de Deivid no domínio de bola no meio de campo, um contragolpe bastou para que o Cristal incendiasse o estádio.

Mesmo sem mexer nas peças no intervalo, Portugal conseguiu fazer o Atlético entrar no jogo no segundo tempo – pelo menos ofensivamente. O empate veio com Éderson (10/2.º), após pênalti sofrido pelo lateral-esquerdo Natanael, ex-Cuiabá, que estreava pelo clube. Contratado para a posição, o uruguaio Lu­­cas Olaza ficou no banco.

A defensiva vermelha e preta, todavia, seguia confu­­sa. Seis minutos depois de igualar, os paranaenses viram Carlos Lobatón desempatar em penalidade máxima inexistente.

A partir desse momento, a partida ficou totalmente aberta, com espaços absurdos deixados em ambos os lados. O gol não saiu por detalhe. E a classificação segue aberta para a partida da Vila Capanema.

"Saímos para tentar virar o jogo, conseguimos um gol, mas infelizmente não saímos com a vitória, que era o objetivo. Acredito que vamos virar o jogo com o apoio da torcida e nos classificar", cravou Fran Mérida, que entrou somen­­te na etapa final.

Sporting Cristal 2x1 Atlético

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]