• Carregando...
Germano Krüger não tem a capacidade mínima para jogos da Série B | Josue Teixeira / Gazeta do Povo
Germano Krüger não tem a capacidade mínima para jogos da Série B| Foto: Josue Teixeira / Gazeta do Povo

Histórico

O Germano Krüger foi a primeira "casa rubro-negra" em 2012 e recebeu a estreia do time no Paranaense. Depois disso, a equipe atuou três vezes no Ecoestádio Janguito Malucelli antes de passar a jogar na Vila Capanema, local que abrigou partidas da equipe no Estadual e na Copa do Brasil.

Para a Série B, a expectativa do Furacão era ter o Couto Pereira à disposição. O Coritiba, no entanto, decidiu não emprestar o estádio, o que motivou o presidente atleticano Mario Celso Petraglia a chamar o mandatário coxa-branca, Vilson Ribeiro de Andrade, de traidor.

A segunda alternativa era a Vila Capanema. A CBF chegou confirmar três jogos do Atlético no estádio paranista – contra Barueri, Ipatinga e Goiás, mas teve de voltar atrás. Isso porque o Paraná alegou que a praça esportiva não tem condições de receber o Rubro-Negro, pois o gramado do local já está muito desgastado.

Além dos jogos do próprio Tricolor na Segundona Nacional, o Durival Britto e Silva também recebe os duelos do Paraná na Série Prata do Estadual. A opção oferecida ao Atlético em Curitiba é a Vila Olímpica, no bairro Boqueirão. No entanto, o local precisa ser adequado.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou por cima do próprio regulamento ao indicar o Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, para a segunda partida do Atlético como mandante na Série B, no dia 5 de junho, contra o Ipatinga.

O estádio do Operário Ferroviário tem capacidade máxima de 8.795 espectadores, enquanto o artigo 16 do conjunto de regras do campeonato exige um número mínimo de 10 mil lugares sentados para abrigar a competição.

De acordo com o presidente da comissão de vistoria da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Reginaldo Cordeiro, o Germano Krüger está com todos os laudos em dia e poderia receber partidas sem necessidade de adequações. O estádio passou por reformas no fim do ano passado para a disputa do Paranaense. A questão da capacidade do estádio, no entanto, permanece em aberto.

"Eu, particularmente, entendo que casos excepcionais são levados em conta, porque o Atlético está atendendo a uma necessidade não só do Brasil, como da nossa cidade para a Copa, e ele fez a parte dele indicando tanto a Vila Capanema quanto o Couto Pereira. Como não houve possibilidade, acho que aí foge da regra. Quem deve dizer por que aceitou é a CBF. A gente fez nossa parte de indicar os possíveis estádios", disse Cordeiro, citando que o Caranguejão, em Paranaguá, o Estádio do Café, em Londrina, e o Olímpico Regional, em Cascavel, também foram indicados à CBF.

A reportagem tentou, sem sucesso, contato com o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, durante toda a tarde.

O jogo contra o Ipatinga será o terceiro do Furacão na Série B - o segundo como mandante. O primeiro com mando será contra o Barueri, na próxima sexta-feira (1º), na Vila Capanema, em Curitiba.

Como a Arena da Baixada passa por obras para a Copa de 2014, e o Rubro-Negro não chegou a acordos com o Coritiba e o Paraná para atuar no Couto Pereira e na Vila Capanema, respectivamente, a CBF indicou o Germano Krüger como casa do clube no início da competição.

No fim da tarde, o Atlético se pronunciou sobre o assunto por meio de uma nota em seu site oficial. Segundo o comunicado, o clube foi surpreendido com as últimas decisões, já que havia recebido um comunicado que confirmava todos os jogos da Série B na Vila Capanema. A carta diz também que o Atlético ainda busca, junto às entidades responsáveis, entender os desencontros ocorridos no caso para poder anunciar onde mandará o jogo da terceira rodada do campeonato.

Fantasma não cria empecilho

Segundo o presidente do Fantasma, Carlos Roberto Yurk, não houve nova conversa com o Atlético sobre o aluguel do estádio Germano Krüger. Porém, o dirigente garante que não haverá qualquer problema para o Furacão mandar suas partidas em Ponta Grossa.

"Não tem problema não, a gente já negociou com o Petraglia [antes], não tem problema nenhum. Não vamos questionar o valor... Pelo bom relacionamento com eles e pelo apelo com a FPF, vamos aceitar [o que oferecerem]", disse Yurk.

O Atlético jogou no Germano Krüger na primeira rodada do Estadual e o aluguel foi de R$ 25 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]