• Carregando...
O atacante Marcelo tenta recuperar a confiança | Felipe Rosa/ Tribuna
O atacante Marcelo tenta recuperar a confiança| Foto: Felipe Rosa/ Tribuna

Os próximos dois jogos vão determinar o objetivo do Atlético até o fim do primeiro turno do Brasileiro. Se vencer o Sport hoje, às 18h30, na Ilha do Retiro, e depois o Santos, quarta-feira, na Vila Capanema, o time de Doriva terá três rodadas – com dois duelos em casa – para se consolidar no G4. Caso tropece nos confrontos diretos com Leão e Peixe, volta à estaca zero e terminará a primeira metade da Série A encravado no meio da tabela.

Com 22 pontos, os atleticanos iniciam a rodada a quatro do quarto colocado Fluminense. Três rodadas atrás, antes das derrotas seguidas para Fluminense e Atlético-MG, o time chegou a entrar na zona de classificação para a Libertadores. Como sustenta vantagem mínima para a equipe de Pernambuco e apenas dois de distância para o time de Robinho, perder pontos neste momento comprometeria a meta de, ao menos, seguir colado nos líderes.

"Temos buscado manter o equilíbrio. Não podemos sair desta zona que estamos hoje, perto da Libertadores. Essa é nossa ambição. Quanto menos nos distanciarmos, melhor", repete Doriva, que tem três vitórias e duas derrotas no comando do Atlético.

O técnico se apega ao desempenho como visitante para tentar bater o Sport hoje. Nas seis apresentações o Rubro-Negro fez jogo duro e, mesmo nas derrotas para Inter e Galo, chegou a flertar com um resultado melhor. O aproveitamento é de 44,4%, dois pontos conquistados contra Vitória e Corinthians, e outros seis tomados de Figueirense e Flamengo.

"Tivemos bom aprovei­tamento fora de casa e esperamos continuar assim", comenta o treinador. "Sabemos que vão ser jogos difíceis na Ilha do Retiro e na Vila, mas esperamos um bom comportamento. Saber que em alguns momentos precisamos nos defender e contra-atacar e em outros tomar a iniciativa. Estou tranquilo, a última partida [vitória sobre o Botafogo por 2 a 0] me deu subsídios para estar confiante", ressalta.

Como a troca de sistema tático (do 4-3-3 para o 4-4-2) funcionou para o Atlético voltar a vencer, o time da semana passada será repetido no Recife. Isso quer dizer que Douglas Coutinho, vice-artilheiro do Brasileiro com sete gols, segue no banco de reservas. O centroavante Cléo, que dividiu a artilharia do jogo contra o Fogão com o jovem avante, formará dupla ofensiva com Marcelo.

"Quando cheguei [ao clube, em maio] nos propuseram chegar entre os quatro primeiros. Esse é o principal objetivo. Estamos no caminho certo. Esses jogos que estão vindo são muito importantes para nós", lembra Cléo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]