• Carregando...
Marcos Guilherme é um dos responsáveis por acelerar o Atlético | Felipe Rosa/Tribuna
Marcos Guilherme é um dos responsáveis por acelerar o Atlético| Foto: Felipe Rosa/Tribuna

Fluminense e Atlético entraram nesta rodada do Brasileirão separados apenas pelos critérios de desempate – o time carioca tem mais vitórias –, mas ambos brigando por uma vaga na Libertadores de 2015. Apesar da semelhança na pontuação, os rivais são bem diferentes, com estratégias diferentes.

Veja os números de Atlético e Fluminense no campionato

Assim, um verdadeiro duelo de estilos está programado para a tarde de hoje, às 16 horas, na Arena da Baixada, novamente com portões fechados em decorrência da punição pela briga da torcida rubro-negra com a vascaína no Nacional do ano passado.

Doriva, comandante atleticano, aposta na velocidade e na verticalidade de Marcos Guilherme, Douglas Coutinho e Marcelo. Já o tricolor Cristóvão Borges joga suas fichas na cadência e na armação de Cícero, Conca e Wagner.

Características que ficam nítidas quando as estatísticas surgem na prancheta. O Fluminense gosta da bola nos pés e troca, em média, 410 passes por partida. Número muito superior ao do Furacão (276). Como consequência, acaba chegando mais facilmente à linha de fundo para municiar os atacantes – Rafael Sóbis e Walter, este fora do jogo de hoje por opção do treinador. Por isso, levanta a bola na área 25 vezes por confronto, contra 16 do Rubro-Negro.

Por outro lado, o Furacão gosta mesmo de jogar em alta velocidade. Por isso os números que mais chamam a atenção são os de lançamento. São 51, em média, ao longo dos jogos – o adversário desta tarde faz isso 42 vezes. Tudo para aproveitar as passadas largas de Douglas Coutinho e Marcelo.

"Vamos jogar em casa, temos de propor o nosso jogo. Trabalhamos em cima do nosso ponto forte, que é a transição e a velocidade. Demos ênfase nessas duas questões", ratificou Doriva, ao site oficial do clube.

Características que precisam funcionar novamente para que o Atlético siga na parte de cima do campeonato. Uma vitória sobre o Tricolor carioca hoje assegura assento no G4 e pode ser suficiente para dar uma espécie de respiro, já que no início da rodada havia outros quatro times com os mesmos 19 pontos – além do próprio Fluminense, Internacional (jogou ontem à noite), São Paulo e Grêmio.

"Temos de aproveitar os jogos em casa, vencemos um e agora é outro de fundamental importância. É um concorrente nosso. Se vencermos, vamos conseguir nos manter lá em cima", pregou o goleiro Weverton.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]