• Carregando...
Washington recebe homenagem do Flu, em 2009 | Carlos Moraes/Agência O Dia
Washington recebe homenagem do Flu, em 2009| Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia

Serviço

O velório ocorre em São José dos Pinhais (R. Voluntários da Pátria, ao lado do Shopping São José), desde ontem. Às 17h20, o corpo será transportado para Valença, na Bahia, sua cidade natal, onde será sepultado.

  • Sites de Atlético e Fluminense homenagearam o ex-atacante
  • Em 1983, o jogo histórico contra Flamengo

Morreu na madrugada de ontem em Curitiba o ex-jogador Washington, de 54 anos. Familiares encontraram seu corpo na casa onde vivia, no bairro Capão da Imbuia, com o aparelho respiratório que o auxiliava fora de posição. Washington sofria de esclerose lateral amiotrófica, doença que atinge as células do sistema nervoso central e, gradativamente, prejudica os movimentos, a fala e o sistema respiratório.

O ex-atacante é o nono maior artilheiro da história do Fluminense, clube no qual marcou 120 gols em 303 jogos. Ídolo do Atlético, nos anos 1980 ele formava uma dupla memorável com Assis, chamada de "casal 20".

As circunstâncias da morte do ex-jogador estão sendo investigadas pela polícia, que não descarta negligência na tutela. "Pela forma como fomos acionados e pelas informações repassadas, tratamos o caso como possível homicídio", disse Fábio Amaro, delegado responsável pelo caso.

Segundo Amaro, a família o informou de que Washington foi encontrado com o aparelho respiratório fora da posição correta. Houve ainda a tentativa de reposicioná-lo corretamente, mas ele não resistiu. "Vamos instaurar inquéritos e ouvir familiares, enfermeiros e a pessoa que pode ter negligenciado o tratamento", disse Amaro. O responsável pelos cuidados era alguém de confiança do ex-jogador, indicado pelo próprio Washington.

Com passagens pela seleção brasileira, a história de Washington não pode ser contada sem Assis, que, enlutado, preferiu não falar com a reportagem. O "casamento" começou no Atlético, em 1982, quando, logo na primeira temporada juntos, conduziram o Rubro-Negro ao título estadual daquele ano.

Em 1983, os dois destacaram-se na campanha do Furacão no Brasileiro — a equipe ficou em 3.º lugar e caiu nas semifinais para o Flamengo de Zico, futuro campeão. O atacante marcou os dois gols na vitória por 2 a 0 contra a Fla na semi do Couto Pereira. O placar, no entanto, não foi suficiente para o Atlético: faltou um gol para o time paranaense ir à final.

Em 1984, ambos assinaram com o Fluminense. No mesmo ano, foram campeões nacionais. A dupla também foi tricampeã do Rio pela equipe das Laranjeiras.

Washington ainda jogou pelo Guarani, Botafogo e Santa Cruz, entre outras equipes. Em seu site oficial, o Rubro-Negro enalteceu os feitos do ídolo. "O Atlético presta suas condolências a todos os amigos e familiares de Washington, nome que permanecerá para sempre na história do Furacão".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]