• Carregando...
 | /
| Foto: /

A Primeira Liga, nome dado à Copa Sul-Minas-Rio, vai abrir a temporada do próximo ano do futebol brasileiro, caso consiga sair do papel. Assim, reduziria a pré-temporada dos 12 clubes participantes de dois a quatro dias menor do que das demais equipes do Brasil.

O calendário divulgado nesta segunda-feira prevê a primeira rodada para 27 e 28 de janeiro – quarta e uma quinta-feira. Os estaduais começam no final de semana seguinte, de 30 e 31 de janeiro.

Pela tabela, Atlético e e Coritiba, representantes do Paraná, fazem apenas um jogo em casa na fase classificatória. Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Flamengo e Fluminense foram selecionados como cabeças de chave. Por isso, terão duas partidas como anfitriões.

Apesar da tabela ter sido oficializada, as federações estaduais ainda são contrárias à competição. Nesta terça (27), no Rio, haverá uma assembleia em que elas votarão a aprovação ou não da liga. Os membros da Primeira Liga dizem que a disputa ocorrerá mesmo sem o aval da CBF, que retirou seu apoio por pressão da federação carioca.

No calendário, com jogos sempre às quartas e quintas, há duas datas que coincidem com jogos da Libertadores. Os clubes que atuarem pelo Continental terão seus duelos na liga modificados – isso será definido quando a Conmebol divulgar a tabela da Libertadores, em dezembro.

Como o regulamento prevê o ranking da CBF que será divulgado em dezembro como critério para participar do torneio, uma mudança ainda pode acontecer em um dos representantes de Santa Catarina – o Criciúma pode deixar a competição para a entrada da Chapecoense.

A final está marcada para uma quinta-feira, dia 31 de março, em jogo único.

Veja a tabela da competição:

Grupos:

Grupo 1: Cruzeiro, Fluminense, Atlético-PR e Criciúma (ou Chapecoense).

Grupo 2: Grêmio, Internacional, Coritiba e Avaí.

Grupo 3: Figueirense, Atlético-MG, América-MG e Flamengo.

1.ª RODADA

27/01

Atlético-MG x Flamengo

Criciúma x Cruzeiro

Fluminense x Atlético-PR

28/01

América-MG x Figueirense

Avaí x Grêmio

Internacional x Coritiba

2.ª RODADA

17/02

Grêmio x Coritiba

Figueirense x Atlético-MG

Cruzeiro x Fluminense

18/02

Flamengo x América-MG

Atlético-PR x Criciúma

Internacional x Avaí

3.ª RODADA

09/03

Atlético-MG x América-MG

Flamengo x Figueirense

Grêmio x Internacional

10/03

Cruzeiro x Atlético-PR

Fluminense x Criciúma

Coritiba x Avaí

SEMIFINAIS

23/03 e 24/03 (quarta e quinta)

FINAL

31/03 (quinta)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]