• Carregando...
Weverton, goleiro do Furacão | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Weverton, goleiro do Furacão| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Roteiro

Confira o planejamento do Atlético para os dois jogos da primeira fase da Libertadores:

Hoje

O elenco sai de Curitiba após o meio dia de hoje e voa até São Paulo antes de partir para o Peru. A chegada em Lima está prevista para o final da noite no horário local – três horas a menos em relação ao horário de Brasília.

Terça

Apenas um treino leve está programado para o Estádio Nacional, local da partida contra o Sporting Cristal.

Quarta

A bola rola às 22 h, no horário brasileiro. Até o momento do confronto, o plantel fica concentrado no hotel.

Quinta

O Atlético não vai prolongar sua estada no Peru. A volta acontece na manhã seguinte ao duelo, com desembarque em Curitiba programado para o começo da noite.

Sexta

O elenco se reapresenta no CT do Caju e concentra até a data no jogo de volta, na quarta-feira, 5 de fevereiro, na Vila Capanema. Caso se classifique, o Furacão entrará no Grupo 1, ao lado de Universitário (Peru), Vélez Sarsfield (Argentina) e The Strongest (Bolívia).

Adversários em busca de uma vaga na fase grupos da Libertadores, Atlético e Sporting Cristal encaram preparações bem diferentes para o confronto desta quarta-feira, às 22 h, no Estádio Nacional, em Lima. Mas mesmo com 15 dias a mais de pré-temporada e três amistosos realizados – contra nenhum do Furacão –, os peruanos não acreditam que levam vantagem diante do terceiro colocado no último Brasileiro.

A pré-temporada dos Cer­­veceros, como é conhecido o adversário do Furacão, começou em 19 de dezembro de 2013, apenas 18 dias depois do último jogo do clube pelo torneio Descentralizado, o campeonato nacional peruano. Depois, no início de janeiro, o elenco comandado pelo técnico argentino Daniel Ahmed passou dez dias de treinamento pesado em Chincha, cidade localizada 200 km ao Sul de Lima.

De lá, o time partiu para Montevidéu, onde disputou a Copa Bandes. Empatou sem gols com o Vélez Sarsfield no tempo normal, mas eliminou os argentinos nos pênaltis. Na decisão, revés de 3 a 0 para o Nacional, do Uruguai.

De volta ao Peru, o Spor­­ting fez outro teste. Em casa, recebeu o Emelec, do Equa­­dor, no amistoso chamado de ‘Noite da raça Celeste’. Nova derrota, desta vez por 2 a 1.

"Não se viu uma boa equipe, desde a defesa, passando pelo meio de campo, até o ataque. O time mostrou muita desorganização", afirma o jornalista Segundo Alcalde, do diário La República, que destacou a ausência do meio-campista Carlos Lobatón, irmão do ex-atleticano Abel Lobatón, principal organizador do time.

"A torcida também está preocupada com, digamos, as incertezas que o time demonstrou até aqui. Falta confiança", acrescenta Alcalde.

Um dos principais motivos é o próprio técnico. Em julho, então comandando a seleção sub-20 do Peru, o Sporting acertou a contratação de Ahmed. Só que como o treinador não conseguiu se desvencilhar de seu vínculo anterior, o clube acertou com Claudio Vivas por quatro meses, até dezembro.

Cercado por desconfiança, Ahmed, que pela primeira vez treina um time de primeira linha no país, espera apoio total das arquibancadas. "A presença do torcedor será um algo a mais para nós. Se não contarmos com ele nesta quarta, perderemos o 12.º jogador que nos empurra para a classificação", discursa o treinador, que pouco sabe sobre seu rival.

Do outro lado, o trabalho de Miguel Ángel Portugal também é uma grande interrogação. O espanhol, que desembarcou no CT do Caju em 8 de janeiro – cinco dias após a reapresentação dos jogadores –, só teve três jogos-treino para testar o time antes da estreia. Primeiro, vitória sobre o Joinville por 2 a 0. Depois, derrota para o Cruzeiro pelo placar mínimo. Por último, triunfo sobre o amador Laranja Mecânica por 7 a 0, ontem. Longe do ideal para quem faz a ‘partida do ano’ daqui a dois dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]