
O Bayern de Munique anunciou nesta quarta-feira (29) a contratação do volante Javi Martínez do Athletic Bilbao, a maior transação da história de um clube alemão. Para conseguir a liberação do jogador, que assinou contrato por cinco temporadas, o desembolsou 40 milhões de euros (cerca de R$ 102 milhões).
A negociação já durava algumas semanas e vinha se transformando em uma novela. Martínez havia manifestado o desejo de se transferir e chegou a viajar para a Alemanha sem a autorização do Athletic, que deu um ultimato e disse que o jogador só seria negociado pelo valor da multa rescisória.
"Esta foi, sem dúvida, uma transferência complicada. Por isso estamos ainda mais felizes por poder contar com o Javi Martínez" declarou o chefe-executivo do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge. "Sabemos que ele é um jogador muito bom. Nos últimos dias, tem demonstrado também uma personalidade forte, perseverança e afinidade incrível com o Bayern", completou.
O jogador espanhol, de 23 anos, esteve com a seleção de seu país nas conquistas da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa deste ano, em ambas como reserva. No Bayern, vestirá a camisa 8 e pode estrear já neste domingo, em casa, diante do Stuttgart, pelo Campeonato Alemão.
Os 40 milhões de euros superam o valor que o próprio Bayern pagou por Mario Gomez. Em 2009, o clube deu algo entre 30 e 35 milhões de euros ao Stuttgart pelo jogador, naquela que até agora era a contratação mais cara de um time alemão. "Quarenta milhões é uma quantia absurda. Mas estamos convencidos da qualidade dele", disse o presidente do Bayern, Uli Hoeness.







