• Carregando...
Neymar (esquerda) chega ao Brasileiro como candidato a craque da temporada; o Santos, entre os favoritos a campeão | Apitácio Pessoa/AE
Neymar (esquerda) chega ao Brasileiro como candidato a craque da temporada; o Santos, entre os favoritos a campeão| Foto: Apitácio Pessoa/AE
  • Veja os times que participaram de todas as edições do brasileiro por pontos corridos

Santos, Cruzeiro e São Paulo são as três principais apostas dos comentaristas ouvidos pela reportagem para conquistar o Brasileirão 2010. As duas equipes paulistas e a mineira foram apontadas pelos colunistas da Gazeta do Povo Tostão e Aírton Cordeiro e pelo comentarista da Rádio Banda B, Barcímio Sicupira, como as mais fortes para o início da competição.

Para Tostão, a Série A deste ano será tão disputada quanto a do ano passado, quando três times chegaram à última rodada com possibilidade de levar o título: além do campeão Flamengo, o Inter­­nacional e o São Paulo também ti­­nham chances. "Certamente o campeonato continuará equilibrado. E também não acredito em enfraquecimento da competição no segundo semestre, com a saída para o mercado europeu. Atualmente há uma tendência de contratação de jogadores de melhor nível no futebol brasileiro, por causa dos investimentos de empresas", avalia o tricampeão mundial.

Além deste trio, Tostão também diz acreditar que Internacional, Co­­rin­thians e o próprio Flamengo possam chegar com força para a disputa. "Um pouco abaixo dessas esquipes, eu colocaria ainda o Atlético-MG", aponta, deixando de lado o campeão gaúcho Grêmio.

Aírton Cordeiro, por sua vez, vê uma pequena vantagem para o time da Vila Belmiro, que no último do­­mingo conquistou o Cam­­peonato Paulista. "Tenho muita es­­perança de que o Santos seja a grande equipe desse Brasileiro, porque seria um estímulo para que todas as outras equipes também invistam nas categorias de base", argumenta o comentarista, referindo-se à nova geração de talentos do Peixe, os Meninos da Vila, capitaneada pelo atacante Neymar, de apenas 18 anos.

Em relação ao São Paulo, Cor­­deiro reconhece que o Tricolor Pau­­­lista não está em boa fase e ain­­da terá uma dificuldade pela frente: optar por investir em jogadores ou nas reformas do Estádio do Morumbi para a Copa 2014. "Mesmo assim, o São Paulo sabe como se ajeitar durante uma competição", frisa Cordeiro.

Do Cruzeiro, o colunista da Ga­­zeta diz que o grupo é bem montado e a liderança do técnico Adílson Batista, há dois anos na Raposa, chegando ao vice da Libertadores do ano passado, também faz a diferença. "Além de conhecer o time, o Adíl­­son tem um bom grupo em suas mãos", enfatiza.

Sicupira, por sua vez, ressalta o poder de ataque do Santos ao mesmo tempo em que alerta para uma grave fragilidade. "A defesa é irregular, falta uma boa dupla de zaga. Se eles consertarem essa deficiência, aí sim vai ser muito difícil segurar esses meninos", co­­menta o ídolo atleticano.

Sobre o Cruzeiro, Sicupira concorda que o time titular está bem montado. Mas não só os 11. "Hoje, o Cruzeiro talvez seja o clube com melhores peças de reposição. E isso faz muita diferença em um campeo­­nato longo e de regularidade", acrescenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]